Inovação química na construção: desafios, soluções e eficiência energética

Os químicos surgiram como aliados estratégicos, oferecendo soluções inovadoras.

No mundo da construção há um ator que muitas vezes passa despercebido, mas que desempenha um papel crucial: os químicos. Entre os desafios que a indústria enfrenta, desde a procura de materiais sustentáveis até à eficiência energética, os produtos químicos desempenham um papel vital na transformação de sonhos arquitetónicos em estruturas fortes e resilientes.

Imagen: Saint-Gobain Weber

Num contexto onde a preocupação com a pegada de carbono é permanente, os químicos surgiram como aliados estratégicos, oferecendo soluções inovadoras que nos têm permitido responder às exigências de sustentabilidade, tornando-se catalisadores essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos, desde aditivos avançados que optimizam a eficiência térmica até aos que melhoram a durabilidade das estruturas.

Desafios e soluções

“Hoje, é um facto quantificável, bem conhecido do público em geral e das grandes empresas, que os produtos químicos sustentáveis serão decisivos para o futuro do planeta na batalha contra o aquecimento global. Pesquisa e desenvolvimento + inovação na indústria química assumiram o desafio de limitar e reduzir o impacto ambiental causado pelos produtos e processos construtivos, e até agora foram alcançados resultados satisfatórios, promissores e projetáveis no médio e longo prazo”, comenta .Rafael Pérez, Chefe de vendas de construção de edifícios não residenciais RM e KAM da Saint-Gobain Weber .

Rafael Pérez, Diretor de Vendas de Construção RM e Construção Não-Residencial KAM da Saint-Gobain Weber.

O desenvolvimento de novas soluções e tecnologias é crucial para resolver estes desafios complexos e de grande escala, e o mercado deve acelerar a sua evolução com foco no impacto, desempenho e durabilidade dos produtos.

“A evolução da indústria da construção em direção a um futuro sustentável está intimamente ligada às inovações na implementação e fabricação de produtos químicos. Não só é necessário que o desenvolvimento de tecnologia sustentável neste sector prossiga melhorando o portfólio actual e tornando-o cada dia mais saudável, mas este desenvolvimento deve também ser realizado apostando na inovação baseada na investigação científica e no conhecimento aprofundado de tecnologias emergentes. tecnologias”, diz o executivo.

O conceito de produtos químicos para construção reúne um amplo portfólio de produtos e soluções. Vão desde aditivos para produção de cimento, argamassa, concreto e concreto projetado ; fibras de reforço; impermeabilização ; selantes e adesivos com diversas aplicações. É assim que a Saint-Gobain Weber possui diversas marcas especializadas como Weber em argamassas, selantes e adesivos, resinas e revestimentos; Chryso e GCP em produtos químicos para produção de cimento e concreto ; Adfil em fibras sintéticas para reforço de concreto; Polímeros Maris e Stirling Lloyd em revestimentos polimérico ; _ e De Neef em resinas de injeção de engenharia , entre vários outros.

Inovações e desenvolvimentos

Segundo Pérez, “ os produtos químicos para construção agregam valor ao processo construtivo e fornecem soluções inovadoras que resultam em obras eficientes, com menor tempo de execução e custos associados à contribuição”. O executivo comenta que soluções como argamassas cimentícias e poliméricas para diversos usos estão ganhando espaço ; produtos para reforçar, reparar e reabilitar concreto; cobrir pisos industriais ou áreas de alto tráfego; produtos químicos para ancoragem e injeção de concreto, solos e rochas; além de isolamento térmico e proteção contra incêndio.

A Weber Saint-Gobain fornece aditivos químicos que, misturados com diferentes materiais de construção, melhoram o desempenho, a produtividade e a funcionalidade dos componentes de uma construção. A consolidação de um portfólio amplo e complementar de produtos químicos para construção permitirá cumprir os objectivos de infra-estruturas, serviços e habitabilidade de um planeta que no decurso deste século ultrapassará os 10 mil milhões de pessoas, com mais de 70% a viver em áreas urbanas. o ano de 2050, segundo informações do Banco Mundial.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL