Inglaterra busca novas oportunidades

07 February 2014

CLA14/1FeatureUKmission

CLA14/1FeatureUKmission

A relação comercial entre Chile e Inglaterra vem se fortalecendo nos últimos anos. As exportações britânicas para terras chilenas alcançaram 700 milhões de libras (cerca de US$1,15 bilhão) entre janeiro e setembro do ano passado, o que demonstra a importância do país do sul para o Reino Unido, de acordo com o que indicou o embaixador britânico no Chile, Jon Benjamin, num encontro com vários empresários pertencentes à Associação de Equipamentos de Construção (Construction Equipment Association – CEA). “Colômbia, Argentina e Peru juntos são menos do que o mercado chileno sozinho”, disse o diplomata.

Não obstante a informação acima, apenas 1% das importações da América Latina provêm da Inglaterra, razão pela qual existe um grande espaço para crescer.

No Reino Unido, o setor de construção emprega mais de 2,1 milhões de pessoas, e o país é o quarto maior fabricante de equipamentos de construção no mundo e o segundo maior exportador. É nesse contexto que a CEA (que congrega mais de mil fabricantes), junto com a Canning House, organizou uma viagem ao Chile, que antes ainda passou pelo Brasil, para conhecer em detalhe as alternativas.

Segundo comenta Joanna Oliver, diretora de programas globais da CEA, a indústria inglesa espera alcançar exportações por volta de US$ 117 bilhões em 2017 e o objetivo é que a América Latina comece a ter um papel mais importante nessas trocas comerciais.

“Durante essa nossa primeira visita ao Chile, fomos capazes de avaliar o alcance e o valor do mercado chileno para a construção e equipamentos de mineração de superfície e seu potencial para uma missão de seguimento em 2014. Todos os integrantes da CEA que participaram na missão ficaram muito impressionados pela magnitude dos planos de melhoria da infraestrutura e a expansão do Chile, assim como também as oportunidades que oferece o setor de mineração e sua infraestrutura associada. Um de nós já encontrou um distribuidor local”, disse Oliver.

Participantes

A missão inglesa, composta por companhias como JCB, BSP International Foundations, GKD Technik, Brendon Powerwashers e o KHL Group (representado no Chile pela sua revista Construção Latino-Americana), veio ao país para conhecer de perto e perceber um pouco mais do crescimento doméstico da construção no Chile.

Da missão, a única companhia que já tem presença ativa na região é a JCB. A gigante inglesa inclusive conta com uma fábrica no Brasil. Segundo o gerente de negócios para a área andina George Heining, e o gerente de marketing para América Latina Gabriel Jimenez, a venda de equipamentos na região caiu esse ano, mas ainda assim se espera para 2014 uma recuperação. “Nós ganhamos participação de mercado, o que significa que decrescemos menos que o mercado e esperamos uma franca recuperação para o ano que se inicia”.

Por sua vez, Richard Melton, diretor de vendas e marketing da BSP Foundations Equipment, se mostrou feliz com as expectativas geradas pelo Chile. A empresa, que já teve equipamentos operando na Venezuela, Colômbia, Brasil, Paraguai e Argentina, espera abrir mais mercados no futuro próximo.

Também participaram da missão Nick Gound, que além de ser presidente da CEA, é diretor geral da GKD Technik, companhia que fabrica sistemas de controle e monitoramento e também equipamentos de proteção pessoal, e Chris Hendy, diretor de vendas da Brendon Powerwashers, empresa que fabrica produtos para manutenção e limpeza de equipamentos de construção.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL