Infraestrutura perto de retomar na Colômbia
06 May 2020
“O setor de infraestrutura é um dos setores econômicos que pode continuar ativo durante esta crise da pandemia do Covid-19, executando seus trabalhos de maneira segura e cumprindo com os mais altos requisitos de proteção à saúde dos trabalhadores e da população em geral”, afirmou Manuel Felipe Gutiérrez, presidente da Agência Nacional de Infraestrutura da Colômbia. Segundo ele, já foram aprovados 37 protocolos de biossegurança para a reativação de obras civis. E até agora 34 projetos de concessão em diferentes regiões da Colômbia já começaram a retomada de obras.
De acordo com o executivo da ANI, a reativação das obras permite garantir a permanência de 18 mil postos de trabalho em todo o país, números que poderia ficar acima de 30 mil uma vez que toda a carteira de projetos em construção se retome.
Protocolos
Para garantir a proteção dos trabalhadores, os usuários da via e das comunidades, quem trabalha nas concessões rodoviárias deve adotar medidas como o distanciamento social, controle rigoroso da temperatura, lavagem de mãos, uso de luvas e álcool gel, desinfecção de elementos de trabalho e veículos.
Além disso, há importantes protocolos para o manejo de ferramentas de trabalho, transporte de trabalhadores, desinfecção de veículos, atendimento de emergência em frente de obras e outros.