Infraestrutura chilena continua em baixa

By Cristián Peters26 August 2016

obra generica

obra generica

As atividades de desenvolvimento de engenharia no Chile alcançaram o índice mínimo nos 20 anos de história do indicador de atividade econômica. A paralização do investimento privado é comparável à crise de 2009, segundo comenta a Associação de Empresas Consultoras de Engenharia do Chile (AIC).

No segundo trimestre de 2016, a atividade das empresas consultorias em engenharia caiu 2,36%, com respeito ao mesmo trimestre do ano anterior. O maior crescimento corresponde às atividades de gestão da construção e inspeções, na quais o aumento foi de 6,33%, diretamente associado a projetos que atualmente estão em andamento. Em seguida estão aa atividades de pré-investimento com 3,65%. Já as atividades de engenharia de detalhe caíram 27,96%.

Em termos de subsetores econômicos, analisando as variações do mesmo trimestre do ano anterior, se destaca a alça em horas de engenharia associadas a projetos industriais, edificação urbana e infraestrutura hidráulica-sanitária. Os projetos em mineração e energia apresentam variações negativas. É necessário destacar que as atividades de mineração, Infraestrutura geral não mostraram uma variação significativa. Os projetos em mineração e energia apresentam variações negativas. E ainda que as atividades em mineração, Infraestrutura geral e energia representam 49%, 28% e 11%, respectivamente, de horas homem investidas em engenharia.

Ao analisar o índice móvel, se observa uma variação negativa de 0,59% com respeito ao ano móvel do período anterior. Em termos de áreas de engenharia, a maior alça corresponde a 1,55% nas atividades de gestão da construção e inspeções. Em seguida uma alça de 0,965 nas atividades de pré-investimento e uma variação negativa de 6,78% nas atividades de engenharia de detalhe. Nos subsetores econômicos, variaram a alça das atividades em projetos industriais, edificação urbana, e infraestrutura hidráulica-sanitária. Os projetos em infraestrutura geral não apresentaram variações. Variaram em baixa os projetos em mineração e energia.

Em termos gerais, se observa que continua uma forte paralização do investimento, o que mantem em um nível mínimo as atividades de engenharia no Chile. Ainda não é possível observar uma futura recuperação.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL