Inflação da construção no México pode ficar em 13,5%

18 June 2018

construcción méxico

O conflito tarifário que hoje coloca México e Estados Unidos em lados contrários pode levar a uma inflação do setor mexicano de construção, que pode chegar a 13,5% ao final de 2018, segundo informe da consultoria Forecastim. O documento sustenta que o preço do aço poderia subir 25% no país, e sob estas condições a inflação para o setor poderia ficar entre 4 e 5% acima do previsto.

“Em maio, a taxa de inflação ficou em 7,98%, aumentando em relação a abril, quando havia sido de 7,16%”, segundo o instituto de estatísticas do México, INEGI. Nesta linha, comenta a consultoria que “se os preços do aço crescerem 25%, o indicador no setor se dispararia em 12% e chegaria a 13,5% cinco meses depois do primeiro impacto”. Ou seja, em outubro.

Em março de 2017, a inflação da construção mexicana teve seu nível mais alto em nove anos, ao registrar uma taxa anual de 13,39%. “O grau de sensibilidade da construção diante dos preços do aço é alto, já que por cada ponto porcentual de aumento nos insumos da indústria siderúrgica, a inflação da construção aumenta 22 pontos base”, diz a análise da Forecastim.

As obras que mais se ressentem com o preço do aço são a edificação de galpões industriais, as obras de geração de eletricidade, transmissão de eletricidade e telecomunicações, a construção de sistemas de distribuição de petróleo e gás e obras sanitárias para tratamento de água.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL