Indústria peruana de tijolos produz US$ 500 milhões anuais

28 September 2017

Associação do setor calcula que so 20% das empresas são formais.

Perú ladrillos

O setor de produção de tijolos do Peru movimenta mais de 1,6 bilhões de Nuevos Soles (aproximadamente US$ 490 milhões), afirmou o presidente da Associação de Tijolos Cerâmicos do Peru (Alacep), Nilo Mendoza. Além disso, afirmou que a produção anual da indústria cerâmica de tijolos no país é de 9,5 milhões de toneladas, enquanto que em Lima consome-se uma média de 10 mil toneladas diárias.

Segundo o relatório, das 2 mil olarias que hoje existem no Peru, apenas 20% são formais, o que em teoria tornaria muito maior o número deste setor da economia, caso fosse contabilizado. Por isso, a Alacep vai incentivar a produtividade das olarias artesanais, que não estão compreendidas dentre as 2 mil referidas.

A fim de chegar a este resultado, vai iniciar capacitações em parceria com a agência Swiss Contact, para que seus produtos sejam “decorativos”, com maior qualidade e valor agregado, e que assim sejam comercializados nas grandes cadeias de varejo do Peru.

Em matéria de projeções, a Alacep calcula que este ano a indústria oleira poderia crescer entre 2% e 3%, impulsionada principalmente pela demanda da auto construção. Esta demanda provém principalmente das grandes cidades do litoral peruano, como Piura, Chiclayo, Trujillo, Ica, Arequipa e Lima.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL