Indústria de materiais de construção apresenta otimismo cauteloso em novembro

Para dezembro, pesquisa sugere regularidade.

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou nesta segunda-feira, 04, nova versão do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção. Os dados destacam as perspectivas do setor sobre desempenho, utilização da capacidade instalada e as intenções de investimento das indústrias de materiais de construção para os próximos meses. A pesquisa indica que o mês de novembro apresentou bom desempenho para 44% dos associados da ABRAMAT, enquanto 39% consideraram o período regular e 11% ruim.

Foto: AdobeStock by Eduardo Augusto

Considerando o mês de dezembro, a expectativa é de regularidade para 56%. O otimismo por um bom período foi apontado por 22%, enquanto 17% consideram que será um mês ruim para os negócios.

Sobre as pretensões de investimento no médio prazo (próximos 12 meses), a pesquisa de novembro apontou que apenas 44% das indústrias associadas pretendem investir no período. O número é 28 p.p. menor do que apontado em novembro de 2022.

O nível de utilização da capacidade instalada está em 72% na média das empresas, o que mostra leve queda de acordo com o mesmo período do ano passado, quando atingiu 76%.

“A pesquisa da ABRAMAT continua mostrando um otimismo cauteloso dentro do setor, com tendência de regularidade para o último mês do ano. Essa percepção vem de um contexto que inclui uma esperada queda progressiva da taxa de juros, a gradual melhora no crédito, a retomada de obras de infraestrutura e efetiva implementação de programas como o Minha Casa Minha Vida e obras do PAC. Há ainda muitas incertezas no cenário, como a aprovação da Reforma Tributária e políticas fiscais dos Estados”, explica Rodrigo Navarro, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL