Indústria de máquinas apresenta suas demandas ao INMETRO

By Luciana Guimaraes12 August 2022

Após a apresentação das duas instituições, Ivan de Castro Alves Filho e Jackson Murilo Lenzi, vice-presidentes da Câmara Setorial de Bombas e Motobombas (CSBM) da ABIMAQ, fizeram uma apresentação dos reflexos da Portaria Inmetro 455 - Etiquetagem de Bombas e Motobombas; sobre os fabricantes que compõem o setor, questionando inclusive os objetivos pretendidos, o ganho para a sociedade e o resultado após os 10 anos de implantação: “Bombas e Motobombas precisam de Certificação Compulsória?”.

A resposta dada em apresentação feita aos participantes da reunião foi que não há percepção de valor pelo consumidor. O custo do produto final aumentou e o consumidor decide pela compra da bomba por outros critérios que não a classificação, pois esta decisão está intimamente atrelada à aplicação da necessidade requerida.

A Diretoria de Tecnologia da ABIMAQ aproveitou a oportunidade para falar da importância de o Brasil exigir uma Certificação NR-12 (Segurança em Máquinas e Equipamentos) de forma semelhante a outros países.

Por fim, a Diretoria de Comércio Exterior da ABIMAQ solicitou articulação para a questão de barreiras técnicas com outros países.

O Inmetro hoje tem um novo modelo de planejamento estratégico, sempre medido e conversado com a instituição e com o governo, e conta com propostas transparentes que geram ganhos para a sociedade.

“Se há um grande elemento que o Inmetro pretende fazer é a promoção da inovação, pois temos uma clareza em nossa missão dentro da sociedade, que é a promoção das soluções e infraestrutura de qualidade”, explicou Marcos Heleno. João Alfredo Delgado, diretor de tecnologia da ABIMAQ, considera estratégica a parceria e faz um resumo das demandas mais importantes apresentadas.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
Visita a Tinaja Hills
CLA visitou o Centro de Demonstração e Aprendizagem da Caterpillar em Tucson
Entrevista Engemix: qualidade concreta
A Engemix é uma empresa do grupo Votorantim Cimentos, a maior fabricante de cimento do Brasil e uma das maiores fabricantes do produto do mundo
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL