Industria de insumos segue em queda

12 February 2016

Los años de importaciones desde China habrían frenado el desarrollo de la industria brasileña de ins

Los años de importaciones desde China habrían frenado el desarrollo de la industria brasileña de insumos de construcción, hoy con un cambio desfavorable, se ven las consecuencias

Os números apresentados em janeiro pela Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat), indicam que tanto o faturamento das industrias do setor, quanto o número de empregos, permanecem em queda. O relatório aponta uma retração de 20,5% no faturamento com comparação com o mesmo mês de 2015.

Este é o vigésimo quarto resultado negativo consecutivo, levando em consideração esta base de comparação. Já em relação a dezembro de 2015, janeiro indica um pequeno crescimento, de 5%.

O cenário também é negativo no que diz respeito aos empregos nas indústrias de materiais de construção. Os números deste primeiro mês do ano indicam uma queda de 8,9% na relação com janeiro de 2015. Já em comparação com dezembro de 2015, a queda indicada é de 0,3%.

As condições adversas que predominam desde o segundo semestre de 2015 permanecem tanto no segmento do varejo, quanto no das construtoras, agravadas pela forte intensidade das chuvas nesse o início do ano, pois prejudicam o andamento das obras. Para o presidente da Abramat, Walter Cover, “o setor só vai observar uma reação no mercado a partir de abril ou maio”. O executivo acredita que “a implementação de medidas de crédito para as indústrias de materiais de construção, a retomada do MCMV-Fase3, além das obras de infraestrutura, se de fato implementadas podem voltar a dar algum fôlego ao setor”.

Outro fator que pode contribuir para um cenário melhor que o apresentado em 2015 é a substituição de importações e o aumento das exportações, auxiliadas pelo câmbio.

A expectativa da ABRAMAT, neste primeiro mês do ano, para o faturamento deflacionado das indústrias de materiais de construção, em 2016, é de retração de 4,5% em comparação com 2015.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL