Indústria de agregados aprimora tecnologias

Agregado é uma ampla categoria de material particulado de grão grosso a médio usado em atividades de construção, que inclui areia, cascalho, pedra britada, escória, concreto reciclado e agregados geossintéticos.

A indústria de agregados tem buscado novas tecnologias para se adequar à realidade de consumo do mercado. Atualmente, cerca de 40% da demanda é por pedras miúdas, areia de brita, granilha, fertilizantes, rochagem, carvão, reciclagem de asfalto, escórias e minério de ferro, o que tem obrigado as pedreiras a adequar o processo de peneiramento, utilizando equipamentos apropriados para processar material fino sem gerar grandes perdas.

Foto: Athox

O resultado é uma indústria de agregados cada vez mais exigente em relação à qualidade do produto, adequando as plantas de produção com britadores de impacto para finos e rebritadores que atendam a esse perfil, bem como utilizando peneiras apropriadas para garantir essa classificação.

“Para se obter um agregado com partículas extrafinas, é indicado o uso de peneiras de alta frequência, e no caso de produtos de maior granulometria, as mais empregadas são as peneiras com multi-inclinações e modulares, por possibilitarem velocidade alta ao material quando entra na peneira, e baixa quando chega ao final. Essa alternância no movimento garante um processo perfeito de peneiramento, inclusive podendo receber grandes cargas de produção”, explica Paulo José Alves dos Santos, diretor de engenharia e inovação da Athox.

A Athox completou dez anos na fabricação de equipamentos, desenvolvendo projetos, estudos de melhorias de máquinas para britagem, moagem, transporte, peneiramento, peças e otimização de processos, para a indústria de beneficiamento de minérios e agregados. Com atendimento em todo o Brasil, em 2022 incluiu o mercado norte-americano no seu cardápio de negócios, exportando britadores de impacto e três modelos de peneiras vibratórias modulares.

Melhor estratificação do agregado

As peneiras de alta frequência fabricadas pela Athox Mining Solutions utilizam vibração de alta velocidade entre 3.000 e 4.500 rpm, diretamente induzida na tela de classificação, possibilitando maior estratificação e separação do produto. Isso melhora a eficiência em altas taxas de produção, quando se compara com telas convencionais. “Esses equipamentos oferecem controle de gradação ideal para recuperação de finos em aplicações secas de granulometria fina, entre 10 e 0,3mm, operando com inclinação entre 30 e 40 graus”, detalha Paulo.

Disponíveis nos modelos standards AHFS 5’ x 12’, AHFS 6’ x 12’, AHFS 6’ x 18’ e AHFS 6’ x 20’, e customizadas conforme a necessidade do cliente, essas peneiras trabalham com inclinação entre 30 a 40 graus e possuem moto-vibradores elétricos montados em travessas transversais de sustentações das telas. Estas, por sua vez, são fixadas na lateral estática da peneira por meio de coxins de borracha que isolam a vibração para estrutura externa. A peneira é fornecida com estrutura metálica e painel elétrico de comando, em design que dispensa a execução de grandes e complexas fundações.

“O movimento de alta frequência é muito importante para a classificação de diversos materiais nos mais variados processos, principalmente quando o objetivo é obter um produto mais fino, com menor granulometria. A principal característica desse tipo de acionamento, como o próprio nome já diz, é trabalhar com uma frequência alta e, contudo, uma amplitude menor que as utilizadas em outros movimentos vibratórios convencionais”, orienta Paulo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL