Indígenas bolivianos aprovam a construção de uma rodovia na selva

13 December 2012

Bolivia: Carretera en la selva

Bolivia: Carretera en la selva

Segundo a contagem oficial da consulta realizada nos quatro últimos meses, a rodovia pelo centro do parque nacional Tipnis, que é rico em flora e fauna tropicais, foi aprovada por 55 das 69 comunidades da região. Outras três sugeriram rotas alternativas e as 11 restantes se negaram a participar do processo.

Marchas e outras manifestações dos indígenas do Tipnis, há um ano, levaram o presidente Evo Morales a paralisar as obras da via e anular o projeto posteriormente, esperando pela consulta.

Os indígenas aceitaram o projeto viário em troca de projetos como escolas, hospitais, água potável, indústrias de cacau e madeira e uma emissora de rádio.

O projeto viário original de US$420 milhões seria financiado quase que totalmente pelo Brasil. No entanto, o governo boliviano ainda não disse com qual financiamento reativará o projeto.

A rota de 306 quilômetros entre os departamentos de Beni e Cochabamba atravessará tanto o Tipnis, reserva de 1,2 milhões de hectares habitada por aproximadamente 12 mil indígenas, como o Chapare, a principal região produtora de coca ilegal do país.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL