Indígenas bolivianos aprovam a construção de uma rodovia na selva
By Clarise Ardúz13 December 2012
Segundo a contagem oficial da consulta realizada nos quatro últimos meses, a rodovia pelo centro do parque nacional Tipnis, que é rico em flora e fauna tropicais, foi aprovada por 55 das 69 comunidades da região. Outras três sugeriram rotas alternativas e as 11 restantes se negaram a participar do processo.
Marchas e outras manifestações dos indígenas do Tipnis, há um ano, levaram o presidente Evo Morales a paralisar as obras da via e anular o projeto posteriormente, esperando pela consulta.
Os indígenas aceitaram o projeto viário em troca de projetos como escolas, hospitais, água potável, indústrias de cacau e madeira e uma emissora de rádio.
O projeto viário original de US$420 milhões seria financiado quase que totalmente pelo Brasil. No entanto, o governo boliviano ainda não disse com qual financiamento reativará o projeto.
A rota de 306 quilômetros entre os departamentos de Beni e Cochabamba atravessará tanto o Tipnis, reserva de 1,2 milhões de hectares habitada por aproximadamente 12 mil indígenas, como o Chapare, a principal região produtora de coca ilegal do país.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

