Inaugurada primeira usina solar flutuante do Brasil e da América do Sul construída em um lago oriundo de uma cava de mineração de areia

O investimento total no projeto feito pela AB Sol Energias é da ordem de R$ 5,3 milhões.

Grupo AB Areias, em parceria com a Desenvolve SP, inaugurou a primeira usina de energia solar flutuante do Brasil e da América do Sul construída em um lago oriundo de uma cava de mineração de areia já exaurida, no município em Roseira, no Vale do Paraíba (SP).

Foto: Grupo-AB-Areias

O crédito que viabilizou este projeto foi solicitado via Linha Economia Verde junto ao Desenvolve SP, que financia projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, a geração de energias renováveis e a eficiência energética.

Como uma agência de fomento no Estado de São Paulo, o Desenvolve SP aprovou o desembolso dos recursos necessários para a empresa AB Sol Energias Renováveis Ltda, pertencente ao Grupo AB Areias, para a construção da usina de energia solar flutuante.

O investimento total no projeto feito pela AB Sol Energias é da ordem de R$5,3 milhões, e a geração média da usina será entre 100 mil kW/h e 120 mil kW/h, variação que existe dependendo da diferença e incidência solar nas épocas do ano.

A capacidade instalada na primeira fase do projeto é de 1 megawatt (MW). A perspectiva da empresa é implantar mais 2 MW em outras unidades e oferecer a energia solar para companhias do estado de São Paulo, no sentido de apoiar a transição energética e as políticas de ESG do setor produtivo, e para o poder público de vários municípios, que poderão utilizar a fonte fotovoltaica para abastecimento renovável de prédios da administração, como escolas, creches e hospitais, por exemplo.

Área da usina

A usina solar flutuante abrange uma área aproximada de 8 mil metros quadrados, com 1.852 painéis solares instalados sobre flutuadores no espelho d’água. A cava da mineração Roseira que abriga a usina de geração de energia renovável possui uma área total de 200 mil metros quadrados.

A implantação do projeto contou com duas empresas parceiras: a F2B – Fotovoltaico Flutuante Brasil, especializada em usinas solares fotovoltaicas flutuantes, e a Coelte Engenharia, empresa de engenharia especializada em projetos e montagens elétricas.

“O projeto é pioneiro para a indústria mineral de agregados no Brasil e servirá como portfólio para ser apresentado ao mercado consumidor de energia da Região do Vale do Paraíba e de todo o Estado de São Paulo, tanto para o setor industrial como comercial, como alternativa para geração de energia renovável, com projetos de geração fotovoltaica flutuante em áreas de cavas já exauridas das minerações do Grupo AB Areias”, comenta Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, presidente do Grupo AB Areias.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL