Importações argentinas de equipamentos de elevação crescem mais de 50% em 2022

O setor de construção e indústria na Argentina experimentou um aumento significativo na demanda por equipamentos de elevação nos últimos anos.

A crescente necessidade de infraestruturas e construção de edifícios e estruturas, bem como o aumento da atividade industrial no país, têm levado a um aumento das importações de máquinas e equipamentos de elevação.

Neste artigo, vamos discutir o aumento da demanda, os principais players do mercado e as tendências atuais em termos de tipos de equipamentos de elevação.

Ano recorde
Grafico de importacion de argentina 2022 (Gráfico: CLA com base de dados CAEPEM)

Segundo relatório elaborado pela Câmara Argentina de Empresas Fornecedoras de Equipamentos e Motores (CAEPEM), no ano passado o país importou mais de 14.446 empilhadeiras, porta-paletes, plataformas aéreas elétricas e a diesel, manipuladores telescópicos e torres de iluminação, valor 51,7% superior as 9.519 unidades importadas em 2021, atingindo um valor CIF total de US$ 134,1 milhões.

O mercado mais importante é o de empilhadeiras, com uma participação de 75,8% em unidades e 83,7% em valor, deixando para trás qualquer outro segmento de máquinas de elevação.

De acordo com o relatório elaborado pela entidade, a China seria o principal país fornecedor desses equipamentos, com 12.507 unidades expedidas e explicando assim 86,5% do mercado total. Muito atrás estão Japão (676 unidades), Estados Unidos (358 equipes), Brasil (221) e França (150).

empilhadeira

Empilhadeiras (forklifts) são amplamente utilizadas na Argentina em uma variedade de setores industriais, incluindo manufatura, construção, logística e transporte. Este equipamento é essencial para levantar, transportar e armazenar cargas pesadas e volumosas com eficiência e segurança.

Conforme mencionado, este foi o segmento mais importante para a importação de equipamentos de elevação estudados pelo CAEPEM, com 10.963 unidades registradas em 2022.

Grafico de importacion de argentina 2022 (Gráfico: CLA com base de dados da CAEPEM)

O mercado está bem dividido entre muitos players e não há um que tenha uma participação muito maior do que os outros. A marca mais importada foi a Michigan, com 12,5% das admissões.

Porta paletes

Em geral, espera-se que o mercado de paletes na Argentina continue crescendo devido ao aumento da demanda por soluções de armazenamento eficientes em vários setores industriais.

Em 2022, as importações desses equipamentos chegaram a 2.403 unidades.

Plataformas aéreas

O mercado de plataformas aéreas ainda é menor na Argentina, e as importações desses equipamentos chegaram a 946 unidades. Destaca-se que a maior parte do mercado é de equipamentos elétricos, com mais de 92% (872 unidades).

No mercado de plataformas aéreas elétricas, as empresas dominantes são Haulotte, Dingli e Snorkel, com mais de 40% das importações. Enquanto isso, no mercado de diesel, as principais marcas são Haulotte, Manitou e JLG, com mais de 70% dos equipamentos admitidos na Argentina em 2022.

Manipuladores telescópicos

Também um mercado em desenvolvimento, mas com forte crescimento (em termos percentuais) nos últimos anos, é o dos manipuladores telescópicos de menos de 3,5 toneladas, sendo que em 2022 o país teria importado 97 equipamentos.

A líder absoluta é a JCB, com 38 unidades, que representam 39% das importações.

Sobre o CAEPEM

A missão da câmara é representar os interesses das empresas associadas com a finalidade de fortalecer e contribuir para o desenvolvimento da atividade, entendendo e conhecendo as necessidades do mercado, trazendo soluções integrais aos requisitos de diversos projetos públicos e privados que ganharam o crédito do país.

Para saber mais visite www.caepem.com.ar

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL