Impacto do terremoto em Marrocos agravado por métodos de construção antigos

É o pior terramoto de Marrocos em mais de sessenta anos.

Equipes de emergência carregam um cadáver após um terremoto mortal, em Amizmiz, Marrocos, 10 de setembro de 2023. Equipes de emergência carregam um cadáver após um terremoto mortal, em Amizmiz, Marrocos, 10 de setembro de 2023. (Foto: REUTERS/Nacho Doc)

Os efeitos do terremoto ocorrido em Marrocos no dia 8 de Setembro foram agravados devido aos métodos tradicionais de construção utilizados na maioria dos edifícios, segundo especialistas do sector.

O epicentro do terremoto devastador ocorreu nas montanhas do Alto Atlas, cerca de 71 km a sudoeste de Marraquexe. Esta área geralmente não sofre muitos terremotos em comparação com outros lugares próximos às bordas das placas tectônicas.

No momento em que este artigo foi escrito, estimava-se que mais de 2.100 pessoas perderam a vida e mais de 2.400 pessoas ficaram feridas. É o pior terramoto de Marrocos em mais de sessenta anos.

Ziggy Lubkowski, diretor associado e especialista em projetos sísmicos da Arup, disse: “Nossos pensamentos estão com as famílias afetadas por este trágico evento. Este é o terremoto mais devastador na região desde o evento de Agadir em 1960, que resultou em 12.000 a 15.000 mortes.

“O epicentro localizou-se entre Agadir e Marraquexe, no extremo sul das Montanhas Atlas, pelo que ambas as cidades foram poupadas ao impacto total do tremor do solo. A utilização de tijolo e adobe como material de construção para propriedades residenciais irá provavelmente levar a uma série de colapsos. Infelizmente, as estruturas de tijolo e adobe são muito suscetíveis a tremores sísmicos, devido à sua natureza frágil.”

Em uma reportagem no NorthEastern Global News, Mehrdad Sasani, professor de engenharia civil e ambiental na Northeastern University, EUA, foi citado como tendo dito: “O problema mais importante aqui é que naquela região, a construção de tijolos de barro e a construção de alvenaria não reforçada parece prevalecer e eles falham quando ocorrem terremotos.

“Vimos isso (fracasso) no passado, repetidas vezes”, disse Sasani. “É lamentável – é um problema social, econômico e técnico – e veremos problemas repetitivos onde os terramotos causarão tais danos.”

Jesús Galindo-Zaldivar, que tem realizado pesquisas sobre a formação das montanhas do Atlas e a geologia, disse à Reuters Connect que: “A melhor maneira de minimizar os danos do terremoto é melhorar os códigos de projeto de construção sísmica para resistir à maior atividade sísmica possível. Isto ajudará os edifícios e outras estruturas a resistirem melhor a fortes tremores. Além disso, é crucial que as casas tradicionais e as construções rochosas nas aldeias de montanha sejam reforçadas para evitar futuros desastres.

“Novas construções devem ser testadas e projetadas de forma barata e eficiente, respeitando os novos padrões de construção sísmica.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL