ICA acumula perdas e vive mal momento

17 March 2014

Linea 12

Linea 12

A construtora mexicana ICA passa por um mal momento em sua história de seis décadas servindo ao mercado do país. Endividada e perdendo valor na Bolsa do México, a ICA teve uma queda nas vendas de 25% no ano passado. Além disso, um problema recente com a construção da linha 12 do metrô da Cidade do México vai deixar doze das vinte estações do sistema fechadas por seis meses desde a terça 11 de março.

Junto a tudo isso, um relatório recente da agência classificadora de risco Standard and Poor´s pôs uma perspectiva muito negativa sobre a companhia, dizendo que a liquidez da empresa está abaixo do adequado e que seu perfil de dívida está demasiado alto, o que gera a necessidade imediata de capital de giro para pagar compromissos do dia a dia.

Não foi o primeiro relatório de agência de risco que classificou a situação da ICA de maneira negativa. Obviamente, isso não faz apostar na construtora. Ao contrário, na sexta-feira dia 14 de março, as ações da empresa haviam caído 5,49%.

Linha 12

A Linha 12 do metrô do DF mexicano apresentou algumas falhas estruturais. Um total de 4,8 mil dormentes têm fissuras e os trilhos apresentavam um desgaste ondulatório. Mas isso é só o mais recente de uma história de problemas que invariavelmente caem sobre os ombros da construtora.

Inaugurada em outubro de 2012, a linha 12 foi entregue com vários itens faltantes, tais como 31 escada rolante em 10 estações, 5 elevadores e portas. Entre agosto e novembro de 2013, a linha foi submetida a obras para completar esses pontos não cumpridos do contrato. Isso provocou atrasos no transporte de mais de 250 mil pessoas diariamente.

A obra também teve um custo adicional importante, de quase 48%. Terminou custando ao Estado US$ 1,9 bilhão quando o previsto no contrato era de pouco mais de US$ 1,3 bilhão.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL