iBuilder: com o objetivo de cumprir metas

Ibuilder (Foto: ibuilder)

A indústria da construção sempre esteve relutante aos avanços tecnológicos, na verdade, é o segundo setor, depois da agricultura, que tem menos digitalização em seus processos, e embora hoje haja uma abertura para novas soluções, há muitas empresas de construção que continuam a controlar seus processos com sistemas que não são exatamente os mais eficientes.

É neste contexto que, em 2017, Rolando Cáceres, CEO e fundador do ibuilder, começou a conceber uma plataforma que permitiria às empresas construtoras visualizar o desempenho de cada um de seus processos, tudo com o objetivo de ajudá-las a tomar decisões oportunas e a serem mais eficientes. “ibuilder tem como objetivo fechar a lacuna tecnológica e permitir que as empresas de construção e imobiliárias aumentem sua produtividade, melhorem sua rentabilidade e controlem seus custos”, explica ele.

Profissional da construção civil, Cáceres está bem ciente da necessidade de que as empresas de construção civil tenham uma plataforma que lhes permita gerar informações automatizadas de forma amigável e fácil de usar. “O sistema fornece informações confiáveis, ordenadas, padronizadas e on-line, com relatórios automatizados através dos quais o status dos trabalhos pode ser consultado em tempo real e uma visão completa dos mesmos pode ser obtida, por processo, por área, e permite que as decisões sejam tomadas a tempo”, explica ele.

Rolando Cáceres CEO y fundador de ibuilder Rolando Cáceres CEO e fundador da ibuilder. (Foto: ibuilder)

A plataforma, que desde 2019 acrescentou a Iconstruye com uma participação significativa, ajuda a controlar os processos mais importantes no desenvolvimento de uma obra, que são priorizados de acordo com seu peso econômico dentro do projeto. “Uma varredura completa do planejamento é feita e os processos mais importantes são identificados”, diz Cáceres.

O ibuilder faz um planejamento personalizado para cada um dos projetos de seus clientes. Uma equipe de operações, formada por construtores civis, assume o planejamento e orçamentos de um projeto, cruzando os diversos dados para identificar os processos mais importantes. “Não somos apenas uma plataforma web, mas também prestamos consultoria para sermos o braço tecnológico que os canteiros de obras estão procurando”, diz ele.

Mais ferramentas e mais controle

ibuilder também tem ibuilder Worker, que segundo o executivo é “a única ferramenta de controle de atendimento e acesso e produtividade criada especialmente para a construção e feita por construtores, para construtores”.

Atualmente, mais de 700 projetos contam com esta tecnologia, que na América Latina registra o comparecimento de mais de 50.000 pessoas diariamente. O sucesso está no fato de que “resolvemos os problemas que outros sistemas de controle de presença não podem resolver, porque não são feitos especialmente para a indústria”. Entendemos as necessidades e temos integrado soluções especificamente para a indústria da construção por cinco anos”, diz Cáceres.

Outra ferramenta da plataforma é ibuilder Box, que nasceu de uma necessidade identificada quando a empresa começou a entrar no mercado mexicano, uma vez que no país asteca era especialmente importante controlar os empreiteiros e a qualidade. “A ferramenta engloba várias soluções: em primeiro lugar, o controle de qualidade no local que nos permite gerar um fluxo de aprovação e poder pagar aos empreiteiros de acordo com o progresso físico real; e também nos permite controlar os requisitos de informação e os planos on-line”, explica ele.

Internacionalização

A empresa iniciou uma forte internacionalização este ano e já tem clientes em outros países da América Latina, incluindo México, Peru e Costa Rica. “Queremos continuar consolidando nossa presença na América Latina, especialmente em países como México e Chile, e eventualmente estamos olhando com interesse para o Brasil, que é um mercado importante devido a seu volume de obras”, conclui Cáceres.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL