I.V. Guindastes faz upgrade no LR 1600/2-W

By Cristián Peters Quiroga13 April 2021

Liebherr LR 1600

Fazer mais com menos ou com o mesmo é o que todos buscam em termos de eficiência operacional. Com a opção de upgrade dos guindastes sobre esteiras estreitas LR 1600/2-W, a empresa de elevação e movimentação de cargas I.V. Guindastes passou a operar em torres de energia eólica ainda mais altas e maiores utilizando os equipamentos que já tinham na frota. 

A I.V Guindastes conta com uma ampla frota de guindastes móveis sobre esteiras e pneus da Liebherr. Dois guindastes sobre esteiras estreitas LR 1600/2-W, já completaram oito anos na empresa estão dedicados à operação em grandes parques eólicos. Para Ivo Boff Junior, diretor de suprimentos da I.V. Guindastes a possibilidade de incrementar na capacidade de carga dos equipamentos, bem como a parceira de longo prazo com a Liebherr foram fatores decisivos na hora de optar pelo upgrade.

O upgrade do LR 1600/2-W consiste em seções de lança treliçada, e uma atualização de software, que permite controle e segurança na operação, com a nova configuração de lança SL13. Com o upgrade, o LR 1600/2-W pode chegar a uma altura livre de gancho de 165 metros e uma capacidade máxima de 73 toneladas a um raio de 22 metros, o que atende a demanda atual dos parques eólicos.

“A possibilidade de aumentar as tabelas de carga de nossos equipamentos foi o que a princípio chamou nossa atenção para essa solução” informa Ivo Boff Junior. “Em algumas situações, com o upgrade, podemos ter alturas ainda maiores do que um guindaste de 800 toneladas e mantemos a facilidade da operação do LR 1600/2-W no parque eólico, que normalmente tem acessos mais estreitos. Nesse sentido, ter um guindaste mais enxuto, com capacidades mais amplas, ajuda muito no trabalho”.

Liebherr LR 1600

O guindaste sobre esteiras de 600 toneladas LR 1600/2-W é desenvolvido especialmente para atender à indústria de geração de energia eólica. Ele tem os chassis mais estreitos, com 5,8 metros de largura, melhorando a acessibilidade a parques eólicos, e sistemas de lanças que permitem a translação semi-montados, tornando-os mais ágeis para essa operação.

A I.V. Guindastes já adquiriu o segundo upgrade para o LR 1600/2-W em um período de 12 meses. “Com esse upgrade, além de conseguirmos utilizar o LR 1600/2-W nos parques eólicos com a nova geração de torres, com capacidade de geração de 4MW a 6MW, com alturas que podem variar de 100 metros a 130 metros, podemos também utilizar esse equipamento em outras aplicações, como na indústria de papel e celulose e no mercado de Óleo & Gás”, complementa Ivo Boff Junior.

Já Charles Boff, diretor comercial destaca: “Com o upgrade pudemos ter uma nova abrangência de contratos, em função das novas capacidades do equipamento, que até então estavam limitados ao uso de guindastes sobre pneus com lança treliçada LG 1750. Com o upgrade chegamos a capacidades bem próximas ao desse equipamento, ampliando nossas possibilidades de aplicação e, consequentemente, melhorando nossa oferta aos nossos clientes”.

O upgrade do LR 1600/2-W também trouxe uma melhoria no processo da I.V. Guindastes: a possibilidade de içar a nacele completa, até o topo da torre, o que já se mostrava uma tendência nas boas práticas da montagem de torres eólicas. Igor Boff diretor técnico explica: “Sem o upgrade, içávamos cada parte da nacele individualmente e finalizávamos a sua montagem lá no topo da torre. A grande vantagem de se içar a nacele completamente montada até o topo é o ganho de tempo. Em um parque eólico, as janelas de vento que viabilizam a execução dos projetos de montagem e manutenção são curtas, ou seja, ganhamos em tempo e eficiência operacional”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
O fino das margens
Mesmo pequenas mudanças valema pena para os fabricantes de produtos de britagem e peneiramento.
Desafios de gestão e desenvolvimento
O estoque de equipamentos e produtos é um fator crítico em uma operação, e a pandemia tornou tudo mais difícil.
Perú se recupera e mostra sua força
Good news in the construction industry, which reached pre-pandemic levels in April.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL