HYVA zera envios de resíduos industriais para aterros

A empresa tem se empenhado em buscar tecnologias mais eficientes para aproveitar ao máximo as matérias-primas, reduzir e melhorar a gestão dos resíduos gerados.

A empresa Hyva do Brasil segue promovendo a sustentabilidade em seus processos industriais, com a implementação do projeto “Aterro Industrial Zero”.

Trata-se de uma iniciativa de Sustentabilidade Corporativa, que visa conduzir os negócios, criando valor sustentável e de longo prazo, por meio da busca de estratégias ambientais, sociais e de governança (ESG), buscando encontrar soluções para mitigar os impactos ambientais, relacionados a geração de resíduos industriais, e transformá-los em fontes de energia alternativa, na substituição da queima de combustíveis fósseis, e consequentemente na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e a descarbonização.

A líder deste projeto, e analista de Qualidade e Meio Ambiente da Hyva do Brasil, Jéssica Pagliarin, ressalta que a geração de resíduos industriais é uma consequência natural dos processos produtivos das empresas, mas é essencial mitigar seu impacto ambiental. 

Para abordar esse desafio, a Hyva do Brasil adotou uma estratégia proativa e consciente em relação à gestão de resíduos industriais. Todos os resíduos que contenham substâncias químicas ou não que sejam recicláveis, são direcionados para parceiros que ofereçam a melhor destinação possível e de menor impacto ambiental.

O mais recente movimento da Hyva incluiu a substituição da utilização de aterros industriais, pelo coprocessamento, uma tecnologia que transforma resíduos industriais em combustível para o processo de fabricação de cimento. O processo de coprocessamento envolve a trituração e mistura dos resíduos industriais, convertendo-os em um combustível adequado para a indústria cimenteira.

Após uma análise detalhada da classificação de resíduos gerados pela empresa, realizada pela Fundação Proamb, especialista em soluções ambientais, a Hyva passou a destinar, desde junho de 2023, 100% dos resíduos gerados pelo processo de retífica para coprocessamento. Essa mudança representou um grande avanço, eliminando um passivo ambiental e transformando o resíduo em uma fonte de energia alternativa aos combustíveis fósseis.

A decisão de migrar do aterro industrial para o coprocessamento não apenas garantiu a eliminação completa de mais de 100 ton/ano de resíduo sem causar danos ambientais, mas também contribuiu significativamente para a redução das emissões de carbono e outros gases que contribuem para o aquecimento global. É um passo concreto na direção da sustentabilidade e do compromisso da Hyva do Brasil com a responsabilidade ambiental.

O projeto “Aterro Industrial Zero” da Hyva do Brasil exemplifica como as empresas podem desempenhar um papel fundamental na proteção do meio ambiente, adotando práticas mais responsáveis e inovadoras em suas operações industriais. Ao fazer essa transição, a Hyva do Brasil está demonstrando seu compromisso em criar um futuro mais sustentável e contribuindo para um mundo melhor para todos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL