Honduras finalmente vai consertar hidroelétrica

09 May 2014

El Cajon Power Plant Honduras

El Cajon Power Plant Honduras

O governo de Honduras informou que finalmente conseguiu realizar uma licitação para consertar a estrutura da hidroelétrica de El Cajón, a principal do país, que está danificada desde 2009 por um forte terremoto.

De acordo com executivos da ENEE, empresa estatal de energia de Honduras, a análise das empresas que participaram da terceira licitação está concluída, faltando apenas a aprovação da junta diretiva da empresa. Calcula-se que isso se dê em poucos dias, mas apenas então se procederá à contratação das obras de reparação.

El Cajón se encontra danificada desde 2009 por causa de um terremoto de 7,1 graus na escala Richter. Depois dele, se formaram fendas por onde vazamentos de água cresceram nesses anos. Hoje, a imprensa de Honduras diz que vazam da hidroelétrica 1 mil litros de água por segundo.

Além disso, o crescente volume de água que saio da represa poderia afetar a casa de máquinas da usina, que é onde estão as turbinas, e dessa forma prejudicar o próprio funcionamento e sua capacidade de geração de energia.

As duas tentativas anteriores de concluir a licitação para consertar El Cajón não tiveram sucesso. A primeira foi em 2012, quando um consórcio formado pela mexicana ICA e a suíça Rodio Swissboring pediu US$ 39,5 milhões e o governo considerou o valor alto demais.

Na segunda oportunidade, no ano passado, o governo informou que as empresas se apresentaram não tinham capacidade técnica para o serviço.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL