HKND começa estudo aéreo do Canal da Nicarágua

07 October 2015

HKND Canal de Nicaragua

HKND Canal de Nicaragua

O grupo chinês HKND, concessionário do projeto do Grande Canal da Nicarágua, divulgou que no final de setembro começou os estudos aéreos para planejar a obra. A pesquisa determinará as condições do terreno que sofrerá a intervenção. As análises serão feitas pela empresa australiana CSA Global, consultoria líder em análises geológicas, recursos e gestão, com ampla presença internacional.

“A pesquisa é um passo importante no processo de desenvolvimento da construção, e serve de apoio ao planejamento das obras prévias, ao projeto e à engenharia do canal, bem como à sua infraestrutura”, afirmou o assessor sênior do HKND Group John Murray, em comunicado oficial da empresa.

O estudo deve cobrir a longitude total de 278 quilômetros do corredor entre os oceanos Atlântico e Pacífico, além de uma circunferência de 2 quilômetros de largura no Lago da Nicarágua. Dois aviões especializados foram designados para realizar diferentes aspectos do estudo aéreo. Neste trabalho, as aeronaves vão abranger uma distância percorrida equivalente a cerca de 18 mil quilômetros.

O projeto empregará o equipamento mais moderno e utilizará a tecnologia de processamento de dados conhecida como Posicionamento Pontual Preciso (PPP), para garantir a exatidão da análise. Os aviões estarão equipados com tecnologia LiDAR (sigla em inglês para detecção e medição de distâncias por luz), capaz de penetrar em floresta densa e detectar claramente a topografia real e águas superficiais no terreno. Quando for aplicado à seção aquática, a tecnologia poderá produzir a cartografia do terreno, igualmente, para as partes pouco profundas da margem do Lago da Nicarágua, assim como ao longo da faixa do lago que será parte da rota do futuro canal.

Além da utilização de fotografias digitais de alta resolução e de alta tecnologia, a CSA Global adotará outros métodos geofísicos aerotransportados para obter informações geológicas da zona do projeto, o que por sua vez dará lugar a um conjunto de dados melhorados que será usado como base no avanço dos desenhos de referência e planejamento da fase de construção.

Segundo Jeff Elliot, diretor administrativo da consultoria australiana, a maior parte da fase de compilação de dados através do reconhecimento aéreo será feita ao longo dos próximos meses, e o estudo final deverá ser entregue em março de 2016.

Este documento permitirá a avaliação de riscos geológicos, como por exemplo, a atividade sísmica, riscos de tsunamis, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, estabilidade dos terrenos e liquefação, o que dará à HKND um planejamento detalhado do Grande Canal da Nicarágua. E também vai otimizar o projeto, que deverá valer algo em torno de US$ 40 bilhões e quer se colocar como competidor do Canal do Panamá.

Kwok Wai Pang, vice-presidente executivo do HKND Group, afirmou que o estudo aéreo é um dos passos prévios mais importantes para concretizar a iniciativa, além de fornecer resultados que, em si, já seriam um grande ativo para o país centro-americano.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL