Hitachi Energy atualizará o sistema de transmissão de corrente contínua de alta tensão Garabi

A estação conversora Garabi HVDC será atualizada com o sistema de controle e proteção MACH que prolongará a vida útil do sistema mais potente desse tipo no mundo.

La estación convertidora HVDC de Garabi será actualizada con el sistema de control y protección MACH A estação conversora HVDC de Garabi será atualizada com o sistema de controle e proteção MACH. (Foto: Hitachi Energy)

A Hitachi Energy anunciou a adjudicação do pedido para fornecer à Taesa, um dos maiores grupos privados de transmissão de energia do Brasil, uma ampla modernização da estação conversora de corrente contínua de alta tensão (HVDC) Garabi no Brasil. O link pode transmitir até 2.200 megawatts de eletricidade, tornando-o o link HVDC “back-to-back” mais poderoso do mundo.

A estação conversora de Garabi permite a troca de energia entre Argentina e Brasil, o que normalmente não é possível porque o sistema elétrico da Argentina opera a 50 Hz e o do Brasil a 60 Hz. O sistema de transmissão inclui 490 quilômetros de linhas aéreas de corrente alternada entre as subestações do norte Argentina e sul do Brasil e a estação conversora Garabi HVDC no Brasil, perto da fronteira.

A estação começou a operar em plena capacidade comercial em 2000 e, após mais de 20 anos de operação, o sistema de controle e proteção será atualizado com a mais recente tecnologia MACH da Hitachi Energy, que permite um alto grau de integração e gerenciamento de todos os controles e funções de proteção. Esta será a primeira atualização HVDC no Brasil. “Nossos sistemas de transmissão têm ajudado a proteger a energia no Brasil há décadas”, disse Niklas Persson, gerente geral da unidade de negócios Grid Integration da Hitachi Energy. “Estamos orgulhosos de apoiar a Taesa fornecendo nosso sistema de controle HVDC de última geração e soluções Hitachi Energy Service, tornando o link mais seguro.”

Por sua vez, Emmanuel Pasqua de Moraes, Gerente Executivo de Engenharia e Planejamento de Expansão da Taesa comentou que “as interconexões transfronteiriças como Garabi são uma parte fundamental dessa missão e este sistema HVDC da Hitachi Energy é uma parte importante para garantir energia para o Sistema Interligado Nacional do Brasil e com conexões internacionais que aumentam a segurança energética do nosso sistema.”

Os sistemas HVDC são comumente usados ​​para transmissão e troca de eletricidade em larga escala em longas distâncias entre duas estações conversoras HVDC, mas a estação conversora HVDC Garabi é um sistema back-to-back em um único local. As estações consecutivas utilizam a controlabilidade digital sofisticada de um sistema HVDC para gerenciar com precisão o fluxo e as propriedades do fornecimento de eletricidade, proporcionando muitos benefícios para o controle e a estabilidade da rede.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL