Hilti fortalece sua presença no mercado de locação da América Latina
07 December 2023
Em um movimento estratégico para consolidar sua presença na América Latina, a Hilti anunciou que Diego Bassino assumirá o cargo de gerente de comércio de aluguel para a região. Com uma carreira de 15 anos na empresa, Bassino ocupou uma variedade de funções importantes, de representante de vendas a gerente nacional, e mais recentemente liderou com sucesso a implementação da estratégia de vendas internas para a América Latina em 2022.
Bassino começou sua carreira na Hilti como estagiário na sede em Liechtenstein em 2008, especializando-se no departamento de marketing de âncoras. Sua ascensão ao longo dos anos incluiu funções na Argentina, onde se destacou como key account, gerente de produto e gerente de vendas. Entre 2019 e 2021, ele assumiu a responsabilidade como gerente nacional da República Dominicana e do Equador antes de liderar a estratégia de vendas internas para toda a região.
Nessa nova função de gerente de comércio de aluguel, Bassino substitui Guilherme Meyrer, que atualmente ocupa o cargo de diretor de vendas da Hilti Brasil.
Falando sobre a perspectiva da Hilti sobre o modelo de negócios de aluguel, Bassino destaca a visão da empresa. “Temos uma divisão global encarregada de desenvolver o negócio de locação, não alugando diretamente, mas apoiando aqueles que estão ou querem estar nesse negócio. Há mais de 15 anos o negócio vem crescendo consistentemente em nível global, e esse negócio é um dos nossos pilares de crescimento, pois estamos atentos às tendências do mercado, e uma delas é justamente aliviar a estrutura das empresas, evitando ter ativos que geram muitas ineficiências operacionais e financeiras. Os rendimentos continuarão crescendo dia a dia”, garante.
Bassino enfatiza o posicionamento da Hilti. “Nós nos posicionamos como a marca que oferece os produtos mais robustos, com a melhor produtividade e serviço pós-venda. Fornecemos uma solução completa para as locadoras, o que permite que elas se concentrem em fazer negócios, enquanto nós cuidamos dos reparos e da logística, evitando que o cliente tenha que fazer investimentos em ativos fixos ou contratar funcionários”, diz.
Ao abordar suas prioridades para o fortalecimento do mercado na América Latina, Bassino destaca a importância de permitir que as locadoras obtenham rentabilidade desde o primeiro mês de investimento, graças ao modelo de gestão de frotas e ativos da Hilti. Além disso, a inovação das soluções da empresa garante que elas possam ganhar mais dinheiro com a Hilti em comparação com outras marcas.
Em termos de concentração geográfica, Bassino diz que o foco principal será no Brasil, México, Chile, Argentina, Peru e Colômbia. Esses países foram selecionados devido à presença direta da Hilti, apoiada por equipes de locação especializadas, além de investimentos significativos em centros de reparo, redes sociais, logística, entre outros.