Hidrelétrica de Yaciretá vai ser ampliada por US$ 1 bi

03 October 2017

Infraestrutura é compartilhada entre Paraguai e Argentina.

A ampliação da represa da hidroelétrica de Yaciretá, no Paraguai, deverá demandar cerca de US$ 1 bilhão e cinco anos de obras, que devem iniciar em 2018. Este número foi divulgado pelo diretor da Entidade Binacional Yaciretá, Humberto Schiavoni, em entrevista a El Constructor, da Argentina.

A represa é capaz de armazenar um volume de 1,2 milhão de metros cúbicos, alcançando altura de 36 metros de comprimento de 630 metros entre as extremidades do lago. Além disso, cerca de 252 mil metros cúbicos de concreto, 11,2 mil toneladas de aço em barras e 76 mil toneladas de cimento são parte dos materiais a se usar nesta ampliação.

O equipamento eletromecânico está composto por 3 turbinas Kaplan de 92 Mw cada, com seus respectivos geradores e transformadores trifásicos de 100Mva, uma ponte rolante e um guindaste de pórtico, uma estação de manora SF6 e um sistema de automação, controle e proteção.

Além disso, há outro projeto, que é a ampliação da atual Central do braço do rio Aña Cua, cuja documentação se encontra em bom progresso. Este projeto consta de uma obra civil com características similares à atual, com três turbinas Kaplan de 155 MW. Uma potência total de 465 MW vai resultar em 15% a mais na atual capacidade instalada, e permitirá assim uma geração média anual de 1.000 GWh, 5% a mais do que o atual.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL