Hidrelétrica chilena em fase final

29 September 2020

One of three construction camps of the Strabag group company Züblin

Um dos projetos mais importantes em construção hoje no Chile é a hidrelétrica de Alto Maipo, que terá capacidade de 530MW, e fica a cerca de 50 km de Santiago. Está em fase final de construção e o início da operação deverá ser no segundo semestre do ano que vem.

Com investimento acima de US$ 3 bilhões, tem como principal executor a Strabag, construtora da Áustria que venceu a concorrência em 2012 e iniciou oras em 2013.

O contrato prevê projeto e construção de túneis, cavernas, escavações, obras civis e a instalação das estruturas hidromecânicas. Foi necessária a construção de diversos túneis e poços com extensão total de 74 km, dos quais cerca de 40 km foram escavados com tatuzão TBM, e o restante com perfuratrizes.

A altura sobre o nível do mar do projeto é um desafio, variando entre 820 e 2500 metros acima do mar.

Equipamentos

The MK A20 dump truck from GHH for hard and soft rock is equipped with a ROPS FOPS

O MK A20

Os responsáveis se decidiram por equipamentos da fabricante alemã GHH. Durante a negociação inicial de 12 caminhões GHH MK-A20, o critério foi a reputação da marca. Posteriormente, se avançou no projeto e se aumentou a frota para 28 unidades deste modelo, agregando um carregador LHD modelo LF-10, quatro misturadores TM05 e um shotcreter IS26.

Este projeto também gerou uma aliança estratégica entre a Strabag e a GHH em assuntos de pós-venda, como assistência técnica em campo, consultoria, reparação de maquinário, de componentes e outros.

Movimientação de terra

Se movieron más de tres millones de m3

Mais de 3 milhões de metros cúbicos movimentados

Ao todo, foram movimentados três milhões de metros cúbicos de material escavado, e segundo a companhia, “aqui os GHH funcionaram magnificamente”.

O MK-A20 pode transportar 20 mil kg ou até 12,5 m3 de rocha dura ou mole, com peso operacional de 18.955 kg. Os veículos medem cerca de 9,4 metros de comprimento e máximo de 2,2 metros de largura, com altura total de cerca de 2,5 metros.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL