Heidelberg inaugura o maior edifício impresso em 3D da Europa

Paredes com padrão ondulado não poderiam ter sido feitas usando métodos de construção convencionais

A cidade de Heidelberg, a PERI 3D Construction e a KRAUSGRUPPE inauguraram o The Wave House, um data center em Heidelberg que é o maior edifício impresso em 3D da Europa até o momento, marcando um avanço significativo no setor de construção.

Apesar da ausência típica de grandes janelas e aberturas nos centros de dados, os arquitetos SSV e Mense Korte projetaram um edifício esteticamente agradável e interessante incorporando paredes com padrão de onda, que só podem ser realizadas com a tecnologia de impressão de construção 3D.

Usando a impressora BOD2 da COBOD International, a PERI concluiu as paredes a uma taxa de 4 metros quadrados por hora em uma área total de 600m2 (6.600 pés quadrados).

Heidelberg, Alemanha - fevereiro de 2024 - Em uma conquista histórica para o setor de construção 3D, a PERI 3D Construction anuncia a conclusão do maior edifício impresso em 3D da Europa: o data center Wave House em Heidelberg, Alemanha. O edifício também é um dos primeiros e maiores do mundo feitos com a tecnologia de impressão de construção 3D.

Na cerimônia de inauguração, há algumas semanas, a realização do projeto foi comemorada com a entrega das chaves aos novos ocupantes, a IT Heidelberg, na presença dos parceiros do projeto, do prefeito e de uma grande variedade de representantes da mídia.

Devido à típica ausência de janelas e grandes aberturas em todas ou nas principais áreas dos data centers, por motivos de segurança e outros, eles tendem a ter uma aparência monótona e pouco inspiradora. Enquanto esses data centers estiverem localizados longe das cidades, esse problema pode não ser tão importante, mas a tendência de localizá-los mais perto dos usuários e, portanto, em áreas suburbanas e cidades, criou a necessidade de torná-los mais atraentes visualmente.

Esse é um desafio que, no Projeto Heidelberg, foi resolvido pelos arquitetos SSV e Mense Korte dando às paredes um design ondulado, um recurso de design que também deu ao edifício seu nome: The Wave House. Essas paredes com padrão ondulado não poderiam ter sido feitas usando métodos de construção convencionais, portanto, em vez disso, foi usada a tecnologia de impressão de construção 3D devido à liberdade de design que esse método de construção oferece.

No evento de entrega, o Dr. Fabian Meyer-Brötz, diretor administrativo da PERI 3D Construction, comentou sobre o projeto: “Estamos muito orgulhosos de ter realizado nosso maior edifício até hoje com esse projeto. Não apenas por causa de seu tamanho, mas especialmente por causa da forma especial e do design paramétrico utilizado, que documenta a imensa liberdade de design da tecnologia COBOD”.

As dimensões do edifício, com 600 m2 (aproximadamente 6.600 pés quadrados), medindo 54 metros (177 pés) de comprimento, 11 metros (36 pés) de largura e 9 metros (30 pés) de altura, foram alcançadas com as paredes impressas em apenas 140 horas. Isso equivale a uma taxa de eficiência de 4 metros quadrados por hora, destacando a rápida execução da tecnologia de impressão de construção 3D.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL