Haulotte mantém o otimismo
16 November 2015
Que o mercado de plataformas aéreas caiu na região não é segredo. O que sim pode surpreender é o poço mais fundo onde ele caiu no Brasil, cuja queda foi de dois dígitos. “O Brasil pesava, mais ou menos, 70%, e esse ano seu peso específico estará em torno de 25%”, diz Luca Riga, responsável de marketing para a América Latina.
Mas tirando o Brasil da figura, a Haulotte viu um resultado positivo ao aumentar sua participação de mercado na região e mesmo no país.
Com queda do Brasil, o principal mercado da empresa na América Latina hoje é o México, com cerca de 40% do mercado. A Argentina também está em crescimento, mesmo com dificuldades.
O que a região experimenta hoje não é exatamente uma crise, e sim um estancamento devido a fatores de ordem política e social em alguns dos países. Para 2016, a Haulotte espera um crescimento moderado, ou que as figuras fiquem iguais às de 2015, dependendo do país.
A esse respeito, Carlo Hernández, diretor da companhia para a América Latina, assegura que os fatores políticos e sociais existentes em alguns dos países fazem com que a empresa atualize suas estratégias. “Não há estratégia segura, e a cada momento deve ser validada de acordo com o momento. Mantemos firme a ideia de solidificar a relação com os clientes, pouco a pouco, não queremos assumir riscos desnecessários, tomamos riscos, mas muito controlados”, diz ele.
Em relação a riscos, a Haulotte acaba de abrir nova sede no Chile. “É um mercado em que apostamos há três anos, juntos quando começou a desaceleração. Este ano nos consolidamos como empresa e conseguimos a estabilidade necessária para criar os pilares da nossa estratégia de crescimento. Vamos continuar apostando no país, e uma forma de fazer isso são as novas instalações, que nos permitem estar mais próximos dos clientes e dar apoio a eles, principalmente na distribuição”.
A empresa busca alternativas para ampliar sua marca na região e não descarta a abertura de novas sedes. “Cada país é importante em nosso desenvolvimento e a proximidade se dará com a estratégia apropriada, estudando cada caso em separado. Mas sim com o objetivo de incrementar nossa presença”.
Lançamentos
A Haulotte recentemente expôs seus produtos e serviços na CONEXPO Latin America, evento realizado no Chile, quando apresentou uma gama de produtos.
As novidades foram sua nova geração de mastros verticais jib Star 8 e Star 10, equipamentos que segundo a companhia foram desenhados para serem simples, robustos, confiáveis e capazes de operar em qualquer circunstância. Também nova para o mercado foi a linha de tesouras Optimum 8, compacta e capaz de velocidade de até 5 km/h.
De suas plataformas articuladas, a Haulotte apresentou a gama HA16RTJ, com altura de 16 metros, além da nova gama HA20RTJ e HA20RTJ PRO, com altura de trabalho de 20 metros. A HA20RTJ oferece a maior velocidade de elevação do mercado, de 48 segundos.
Finalmente, a Haulotte também mostrou seu manipulador telescópico HTL4010, que conta com uma capacidade de elevação de até quatro toneladas e elevação de até 10 metros. O equipamento está projetado para incorporar acessórios de mineração, mercado importante no Chile e outros países da região.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

