Guindastes Terex se destacam nas ruas do México
07 February 2014
Doze guindastes Terex participaram de um dos mais importantes projetos de infraestrutura realizados na Cidade do México nos últimos 30 anos: a Autopista Urbana Sur. A iniciativa pretende desafogar o trânsito da área, além de se tornar uma conexão entre os estados de Querétaro, Estado do México e Morelos.
O projeto, que considerava a construção de um elevado ao redor de toda a área mais densa da cidade, se tornou um grande desafio, devido principalmente aos espaços confinados e à logística complicada para construir na cidade.
A solução foi o uso de elementos pré-fabricados para permitir que a principal etapa de construção fosse realizada em uma zona distante do canteiro de obras. Mas, para deslocar essas peças de concreto, era necessário utilizar equipamentos especiais para a elevação e a instalação das mesmas. Esse foi o ponto onde entraram os guindastes Terex.
A elaboração dos pré-fabricados foi realizada em uma fábrica localizada em San Francisco Tlaltenco, Tláhuac, onde em um terreno de 22 hectares, 15 frentes de fabricação produziram vigas e pilares, e 120 moldes ajudaram na fabricação de lajes e guarda-corpos. Logo, as peças eram transportadas e montadas no canteiro de obra.
Foram utilizadas aproximadamente 18 mil estruturas pré-fabricadas na construção da Autopista Urbana Sur, as quais eram montadas durante a noite e a madrugada, momentos menos complicados para interromper o tráfego de veículos, condição que foi assumida desde a licitação do projeto e estabelecida pela Secretaria de Obras e Serviços do Governo do Distrito Federal.
Os guindastes Terex, pertencentes à construtora mexicana ICA e entre os quais estavam alguns todo terreno AC 500 com capacidade de 500 toneladas, foram utilizadas para a elevação dos principais pilares de concreto, vigas e outros componentes. “Devido ao fato de ser uma obra urbana com espaço de trabalho limitado para içamentos pesados e também que tínhamos acesso à obra apenas seis horas durante a cada noite, necessitávamos de um guindaste com deslocamento rápido, que pudesse ser configurado rapidamente e que tivesse uma excelente capacidade de levantamento. O AC500 se ajustava perfeitamente à obra”, explica Ignacio Villaseñor Sánchez, diretor de equipamento de ICA.
O profissional considera ‘impecável’ o desempenho dos equipamentos Terex utilizados, os quais estiveram 97% do tempo disponíveis.
As seções dos pilares apresentavam um peso de até 425 toneladas cada uma, enquanto a mais pesada das partes horizontais chegou a pesar 350 toneladas, com comprimentos que variavam de 36 a 48 metros e larguras de 4 a 6,5 metros. Entre o total de componentes pré-fabricados de concreto de alta resistência utilizados, cerca de 500 eram colunas com alturas de 5 a 25 metros.
“Os guindastes AC500 levantaram as colunas a uma altura média de 20 metros e executaram içamentos tandem que variavam de entre 10 e 220 toneladas em raios de 10 a 15 metros – típico raio menor para içamentos pesados”, comenta Bernardo Quintana Kawage, diretor geral de construção urbana da ICA.
O guindaste AC 500 possui oito eixos e conta com motores que oferecem uma potência de 653 HP e 480 kW a 1800 RPM. Por sua vez, a lança secundária tipo “luffing” permite alcançar uma altura máxima de trabalho de 145,8 metros.