Guindastes Terex se destacam nas ruas do México

07 February 2014

CLA14/1FeatureTerex

CLA14/1FeatureTerex

Doze guindastes Terex participaram de um dos mais importantes projetos de infraestrutura realizados na Cidade do México nos últimos 30 anos: a Autopista Urbana Sur. A iniciativa pretende desafogar o trânsito da área, além de se tornar uma conexão entre os estados de Querétaro, Estado do México e Morelos.

O projeto, que considerava a construção de um elevado ao redor de toda a área mais densa da cidade, se tornou um grande desafio, devido principalmente aos espaços confinados e à logística complicada para construir na cidade.

A solução foi o uso de elementos pré-fabricados para permitir que a principal etapa de construção fosse realizada em uma zona distante do canteiro de obras. Mas, para deslocar essas peças de concreto, era necessário utilizar equipamentos especiais para a elevação e a instalação das mesmas. Esse foi o ponto onde entraram os guindastes Terex.

A elaboração dos pré-fabricados foi realizada em uma fábrica localizada em San Francisco Tlaltenco, Tláhuac, onde em um terreno de 22 hectares, 15 frentes de fabricação produziram vigas e pilares, e 120 moldes ajudaram na fabricação de lajes e guarda-corpos. Logo, as peças eram transportadas e montadas no canteiro de obra.

Foram utilizadas aproximadamente 18 mil estruturas pré-fabricadas na construção da Autopista Urbana Sur, as quais eram montadas durante a noite e a madrugada, momentos menos complicados para interromper o tráfego de veículos, condição que foi assumida desde a licitação do projeto e estabelecida pela Secretaria de Obras e Serviços do Governo do Distrito Federal.

Os guindastes Terex, pertencentes à construtora mexicana ICA e entre os quais estavam alguns todo terreno AC 500 com capacidade de 500 toneladas, foram utilizadas para a elevação dos principais pilares de concreto, vigas e outros componentes. “Devido ao fato de ser uma obra urbana com espaço de trabalho limitado para içamentos pesados e também que tínhamos acesso à obra apenas seis horas durante a cada noite, necessitávamos de um guindaste com deslocamento rápido, que pudesse ser configurado rapidamente e que tivesse uma excelente capacidade de levantamento. O AC500 se ajustava perfeitamente à obra”, explica Ignacio Villaseñor Sánchez, diretor de equipamento de ICA.

O profissional considera ‘impecável’ o desempenho dos equipamentos Terex utilizados, os quais estiveram 97% do tempo disponíveis.

As seções dos pilares apresentavam um peso de até 425 toneladas cada uma, enquanto a mais pesada das partes horizontais chegou a pesar 350 toneladas, com comprimentos que variavam de 36 a 48 metros e larguras de 4 a 6,5 metros. Entre o total de componentes pré-fabricados de concreto de alta resistência utilizados, cerca de 500 eram colunas com alturas de 5 a 25 metros.

“Os guindastes AC500 levantaram as colunas a uma altura média de 20 metros e executaram içamentos tandem que variavam de entre 10 e 220 toneladas em raios de 10 a 15 metros – típico raio menor para içamentos pesados”, comenta Bernardo Quintana Kawage, diretor geral de construção urbana da ICA.

O guindaste AC 500 possui oito eixos e conta com motores que oferecem uma potência de 653 HP e 480 kW a 1800 RPM. Por sua vez, a lança secundária tipo “luffing” permite alcançar uma altura máxima de trabalho de 145,8 metros.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL