Guindastes Terex fazem trabalho especial na Amazônia

24 January 2014

POrto Chibatao

POrto Chibatao

Um projeto de expansão de um porto privado em plena Amazônia brasileira apresentava dificuldades para a empreiteira que, afinal, foram resolvidas com o uso de três guindastes Terex todo terreno.

Localizado no rio Negro, o porto privado de Chibatão tem dimensões importantes: 1 milhão de metros quadrados e capacidade de 40 mil TEUs. Mas com o rápido desenvolvimento da região surgiu a necessidade de expandi-lo, e por isso se contratou uma tradicional empresa de serviços de engenharia e logística local, a Tomiasi Logística Pesada.

O serviço de expansão era especificamente aumentar o píer flutuante do porto, que tem 450 metros de comprimento. Parte da ponte que conecta o píer à terra também é flutuante, e a parte mais próxima da terra é fundada em estacas subaquáticas.

A expansão que se fez foi a duplicação da largura da ponte, adicionando partes pré-fabricadas que foram transportadas em barcaças. Aí começou o desafio da Tomiasi Logística Pesada. Para conseguir vencê-lo, embarcou também os três guindastes Terex todo terreno: um AC 200-1, um AC 350/6 e um AC 500-2.

Cada seção da ponte pré-fabricada pesava entre 320 e 360 toneladas. Pela condição de trabalho em barcaças, a distribuição do peso determinou o uso de três guindastes. O pessoal da Tomiasi teve a segurança do monitoramento da carga através do sistema de controle dos guindastes.

“Com o sistema IC-1 de controle, sabemos que as medidas são precisas e consistentes através dos três guindastes. Com tudo saindo conforme o planejado, o trabalho se concluiu em apenas cinco dias”, disse o analista de vendas da Tomiasi, Jander Roque.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL