Guindastes sobre esteiras: quais são os últimos lançamentos?

Versáteis e cada vez mais compactos em seu desempenho, os guindastes sobre esteiras podem ser configurados para os mais diversos projetos e novos modelos estão sendo lançados para atender às crescentes demandas do mercado. Reportagem Niamh Marriott.

O mais novo guindaste telescópico sobre esteiras TCC-550 da Link-Belt. (Foto: Link-Belt)

O fabricante de guindastes Link-Belt Cranes, com sede nos EUA, diz que a maior demanda no mercado de guindastes sobre esteiras com lança telescópica está na faixa de 80 a 140 toneladas americanas (73 a 127 toneladas).

Os projetos de pontes têm sido um setor notável para o crescimento do telecrawler nos últimos 18 meses, diz a empresa, já que os empreiteiros continuam a aproveitar a facilidade com que os telecrawlers podem se mover dentro e ao redor de viadutos de pontes e lidar com as restrições de canteiros de obras cada vez menores.

Telecrawlers para instalação de turbinas eólicas

A Link-Belt diz que um “mercado estável que tem visto crescimento para telecrawlers está no setor eólico, onde essas unidades são usadas em conjunto com grandes rastreadores de treliça para configuração e manuseio inicial de turbinas.

Os telecrawlers são mais fáceis de se mover em terrenos tipicamente irregulares onde existem projetos eólicos e muitas vezes não requerem qualquer estrado ou preparação limitada do solo, pois as equipes se movem de um local de turbina para outro.”

Os anúncios de esteiras mais recentes da Link-Belt Cranes são os novos guindastes telescópicos de esteiras TCC-550 de 55 toneladas (45 toneladas) e TCC-800 de 80 toneladas (75 toneladas).

O TCC-550 segue uma longa linha de melhorias e introduções de produtos na família de guindastes telescópicos sobre esteiras da Link-Belt Cranes, diz a empresa. O TCC-800 foi apresentado na feira ConExpo 2020 em Las Vegas, EUA.

O TCC-550 tem uma lança de quatro seções de 36,5 a 115 pés (11 a 35 metros) com dois modos de extensão da lança (EM1 e EM2).

O guindaste telescópico TCC-800 da Link-Belt foi apresentado na ConExpo 2020. (Foto: Link-Belt)

As opções de fly incluem um fly treliçado de duas peças de 28,5 a 51 pés (8,7 a 15,6 metros ) com deslocamento de 2, 20 e 40 graus; a altura máxima da ponta é de 165,5 pés (50,44 metros).

O TCC-800 vem com uma nova lança de força total de quatro seções de 38 a 120 pés (11,8 a 36,5 metros) que atinge uma altura máxima de ponta de 184,5 pés (56,2 metros) com lança completa e sistema de fixação SmartFly da Link-Belt .

Guindaste sobre esteiras com capacidade de 200 toneladas

Um novo guindaste sobre esteiras com capacidade para 200 toneladas foi lançado pelo fabricante japonês de guindastes Kobelco, o Mastertech 7200G NEO.

Um modelo atualizado, o desempenho do guindaste, incluindo capacidade de levantamento, transportabilidade, facilidade de montagem, segurança, conforto e manobrabilidade foram todos atualizados e novas funções de assistência ao operador foram adicionadas.

A capacidade de elevação foi aumentada em até 10% para a configuração da lança do guindaste e 25% para a configuração de elevação da torre, em comparação com o modelo anterior. Atualmente, o guindaste está disponível para o mercado japonês.

Levantamento pesado: setores offshore e petroquímico

O fabricante Liebherr reconhece que diferentes mercados estão criando mais demanda por guindastes sobre esteiras, principalmente a indústria petroquímica e movimentação portuária, que envolve enormes componentes para aplicações offshore.

O novo LR 12500-1.0 de 2.500 toneladas da Liebherr foi projetado para ser compacto ao ser transportado. (Foto: Lieherr)

Impulsionados pela revolução energética, diz a empresa, os pesos das cargas estão aumentando o tempo todo, principalmente ao manusear componentes para turbinas eólicas offshore.

A Liebherr decidiu enfrentar esse desafio com um novo guindaste sobre esteiras – o LR 12500-1.0 será adicionado ao portfólio de guindastes de lança treliçada entre o LR 11350 de capacidade de 1.350 toneladas e o LR 13000, que tem capacidade de elevação de 3.000 toneladas.

O novo guindaste foi projetado como um guindaste sobre esteiras econômico para projetos globais.

A altura máxima do gancho de cerca de 200 metros é alcançada pelo novo LR 12500-1.0 usando uma lança principal de 100 metros e uma lança oscilante de 108 metros . Instalado com um comprimento curto, o jib basculante também atua como um jib WV.

O “vessel lifter” é ideal para a montagem de longas colunas em plantas petroquímicas, diz Liebherr.

Guindaste sobre esteiras elétrico

O fabricante alemão Sennebogen anunciou um guindaste sobre esteiras totalmente elétrico.

A 653 E Electro Battery é uma máquina com capacidade para 50 toneladas e lança telescópica. 

Combinar os benefícios da energia elétrica com os de um guindaste telescópico sobre esteiras “significa que você trabalha completamente livre de emissões e permanece com o máximo de flexibilidade graças ao Dual Power Management System”, diz Sennebogen.

Como o primeiro modelo elétrico da linha da Sennebogen, foi desenvolvido em colaboração com o revendedor holandês da Sennebogen, Van den Heuvel. “Através do contato próximo da Van den Heuvel com as empresas holandesas de locação e construção de guindastes, os valiosos requisitos de mercado do progressivo mercado holandês foram trazidos para a parceria de desenvolvimento.”

O guindaste sobre esteiras totalmente elétrico da Sennebogen será lançado na bauma 2022. (Foto: Sennebogen)

A bateria de 210 kW-h do guindaste transportada a bordo no lugar de um tanque de diesel permite operação autônoma no modo somente bateria ou pode ser conectada à rede elétrica por meio de um cabo para uso quando estacionário.

Quando conectada, a máquina funciona a partir deste local, com qualquer excesso indo para recarregar a bateria.

Além de o guindaste não emitir nenhum escapamento do motor no ponto de uso, ele oferece uma operação mais silenciosa e suave do que os modelos com motor a diesel. Um benefício adicional é a manutenção reduzida, pois, por exemplo, não há trocas periódicas de óleo e filtro do motor.

GTC-2000 guindaste telescópico sobre esteiras

O guindaste telescópico sobre esteiras GTC-1800EX da Tadano, lançado em 2020, foi renomeado como GTC-2000. A empresa está padronizando a forma como faz a nomenclatura de nomenclatura de seus produtos.

Um dos maiores guindastes sobre esteiras com lança telescópica do mercado, o GTC-2000, oferece uma operação totalmente automontável e um momento de carga máximo de 585 toneladas por metro.

Com sua tabela de carga e recursos de elevação, o GTC-2000 oferece a capacidade de guindastes de classe de 200 toneladas quando configurado em muitas de suas configurações.

Para modelos GTC-1800EX existentes já em campo, a Tadano oferecerá aos clientes um kit para atualizar esses guindastes para o GTC-2000.

O kit de campo vem completo com software atualizado que inclui novas tabelas de carga, além de documentação, manuais, adesivos e uma placa de identificação do guindaste.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL