Guindastes reformados: quais são os benefícios?

A reforma de guindastes não é apenas ecológica e boa para o planeta, mas também economiza tempo e dinheiro. Reportagem de Niamh Marriott.

A empresa espanhola de aluguel de guindastes Grúas Tomás colocou um Tadano ATF 60G-3 reparado de volta ao serviço. Foto: Grúas Tomás

A compra de máquinas de segunda mão é uma maneira sensata de melhorar as operações, diz Simon Albrecht, da Surplex, casa de leilões industriais com sede em Düsseldorf.

“Ele permite que os compradores estendam o ciclo de vida das máquinas enquanto reduzem o CO2, por sua vez, protegendo o meio ambiente.” A disponibilidade imediata também é um benefício. “Máquinas usadas em boas condições podem ser colocadas em funcionamento logo após chegarem à sua nova casa”, acrescenta.

“A situação atual do mercado é tensa. Após dois anos dominados pela pandemia, o mercado finalmente parecia estar se recuperando no início de 2022, antes que os eventos geopolíticos atuais agravassem a situação mais uma vez”, diz Albrecht.

Lucros mais altos

“A nova produção de máquinas enfrenta obstáculos crescentes, como a escassez de matérias-primas”, diz Albrecht. “A compra de uma nova máquina, portanto, está associada a altos custos e longos tempos de espera.

“Mas quem quer vender suas máquinas usadas tem potencial para se beneficiar dessa situação. O mercado de máquinas usadas está desfrutando de uma nova vida. Quando as coisas são tratadas adequadamente, altos lucros podem ser esperados das vendas.”

Economia de custos

Grandes fabricantes de guindastes observaram os potenciais benefícios de economia de custos do reparo e recondicionamento de equipamentos. A Liebherr diz que 75% dos custos de material e energia em comparação com a fabricação de uma nova peça podem ser economizados com a reforma de novos componentes.

Isso protege os recursos naturais, diz Liebherr. Seu programa de recondicionamento Reman oferece três opções de fabricação diferentes “para oferecer aos componentes uma segunda chance para uma nova vida”. Em primeiro lugar, a Liebherr pode substituir componentes por novos e pagará uma taxa de troca de peças se você devolver uma peça antiga que possa ser consertada.

O programa Reman da Liebherr oferece três níveis de reparo. Foto: Liebherr

Em seguida, a empresa oferece a devolução de componentes recondicionados que são atualizados para o padrão técnico mais recente, sempre que possível. A Liebherr diz que isso significa que os tempos de inatividade podem ser evitados.

Finalmente, a Liebherr pode inspecionar e trabalhar em equipamentos danificados e, dependendo da extensão dos reparos, substituirá ou remanufaturará.

Todas essas opções demonstram que a empresa de guindastes está procurando maneiras mais ecológicas de interagir com seus equipamentos após a venda inicial, durante todo o seu ciclo de vida e além.

Componentes de guindastes menores também recebem um serviço de reparo da Liebherr. “Pegamos todas as partes de um guindaste, não apenas os grandes componentes são trazidos de volta à vida”, diz um porta-voz. Isso inclui motores, guinchos, cilindros hidráulicos e controles.

Emissões e pegada de carbono mais baixas

Empresas de guindastes em todo o mundo estão reconhecendo a necessidade de reparar, reutilizar e reciclar e estão analisando as opções disponíveis. O enorme impacto ambiental da indústria da construção agora é conhecido, e nossas emissões e pegada de carbono precisam ser drasticamente reduzidas.

Uma das maneiras de isso acontecer é reutilizar equipamentos existentes para prolongar a vida útil de um guindaste. Isso levou os especialistas em reparos de guindastes a perceber o aumento da demanda e agir.

A Crowland Cranes e a Avezaat Cranes anunciaram uma parceria de serviço conjunto em outubro de 2022. As duas empresas trabalharam juntas nos últimos anos em vários projetos de reparo de guindastes.

A produção conjunta abre novos canais para ambos os especialistas em reparo, permitindo que eles compartilhem sua experiência em reparo de guindastes e conhecimento da indústria de guindastes.

Pete Issitt, da Crowland Cranes, diz: “Já trabalhamos com Bert e sua equipe há algum tempo. A Avezaat Cranes é uma das reparadoras de pontes rolantes estruturais mais respeitadas do setor, com cada vez mais habilidade e experiência necessárias para concluir reparos estruturais em guindastes modernos, ter a Avezaat como nosso parceiro nos dará ainda mais confiança ao concluir grandes reparos.”

Bert Avezaat Jr acrescenta: “Já trabalhamos com a Crowland há anos e estamos ansiosos para expandir nosso relacionamento”.

Vantagens técnicas para locação

As locadoras também estão atentas às vantagens dos equipamentos recondicionados. Na Espanha, a empresa de guindastes e transportes Grúas Tomás colocou um Tadano ATF 60G-3 reparado de volta ao serviço.

Da esquerda para a direita: Miguel Bellido, Grúas Tomás; Jenaro Vilanova, Tadano; Tomas Bellido, Grúas Tomás

O diretor Miguel Bellido Garcia explica: “Nosso Tadano ATF 60G-3 é um guindaste de segunda mão e é perfeito para tarefas em fábricas. Com sua lança principal de 48 metros e sua capacidade telescópica sob carga, ela preenche todos os requisitos.

“Além disso, é altamente compacto, por isso funciona bem mesmo em espaços muito apertados.”

O ATF 60G-3 de Grúas Tomás também possui inúmeras outras vantagens técnicas. Por exemplo, com sua tração 6x6, ele tem muita força de tração, mesmo em condições difíceis. Ele também tem um controle remoto para o corredor e uma barra de reboque.

“Este pacote de equipamentos torna o guindaste perfeito para as nossas necessidades, porque o usaremos principalmente para tarefas no pátio da fábrica, como elevação de maquinário pesado. Suas grandes capacidades de elevação e extrema manobrabilidade são uma grande vantagem nesta linha de trabalho”, acrescenta Garcia.

Ele está igualmente satisfeito com o serviço que sua empresa recebeu de Tadano.

Atualizações do guindaste

A Tadano oferece reparos como parte de seu serviço pós-venda. Este tipo de manutenção é realizado na sua fábrica de Lauf onde dispõe de uma oficina especializada em gruas. Assim que um guindaste chega à oficina, ele passa por exames e inspeções minuciosas.

Com base no resultado, a equipe da Tadano prepara uma estimativa de custo e expectativas de tempo das obras para que as empresas de aluguel de guindastes possam continuar planejando as operações.

O trabalho é então realizado com peças sobressalentes originais e quaisquer novas funções ou recursos podem ser adicionados para modernizar o guindaste.

Redução do tempo de inatividade do guindaste

A divisão de reparo EnCore do fabricante global de guindastes Manitowoc já está em operação há algum tempo e a empresa está vendo um aumento constante na demanda pelo serviço.

Os técnicos da EnCore podem reconstruir todas as partes de um guindaste, desde os cilindros da lança, motores e caixas de engrenagens até a atualização de todos os sistemas hidráulicos, mecânicos e elétricos.

Se um guindaste requer reparo devido a danos causados por um acidente ou precisa de uma reconstrução no final de sua vida útil, a Manitowoc diz que seu programa EnCore oferece uma opção viável sobre a compra de um novo guindaste.

Ele diz que as principais vantagens da remanufatura incluem maximizar seu investimento, reduzir o tempo de inatividade e a segurança de saber que o guindaste foi restaurado de acordo com o padrão da indústria e as especificações de engenharia.

O revendedor suíço da Potain, Stirnimann, usou o serviço EnCore da Manitwoc para obter vários guindastes automontáveis Potain GTMR 331 B antigos adequados para sua frota de aluguel. Foto: Potain

Como exemplo da opção EnCore, o revendedor suíço Potain Stirnimann usou o serviço para obter vários guindastes automontáveis Potain GTMR 331 B antigos adequados para sua frota de aluguel.

A equipe desmontou os guindastes e inspecionou cada peça e, em seguida, recondicionou ou substituiu conforme necessário. Ao mesmo tempo, os elementos estruturais dos guindastes foram jateados, preparados e repintados, enquanto novos quadros elétricos com sistemas de fiação atualizados foram instalados.

O mecanismo de elevação dos guindastes também foi substituído por um novo 20TDLVF10 controlado por frequência para melhor controle e mobilidade, além de oferecer consumo de energia reduzido.

É encorajador ver tantos grandes fabricantes continuando a investir em seus departamentos de reparo, reconhecendo os benefícios para si mesmos, para seus clientes e, claro, para o esforço global de reduzir as emissões de carbono e construir um futuro mais verde.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL