Guindastes operam há 20 anos no Chile

25 August 2015

Gruas Grove

Gruas Grove

Muito embora não seja comum que uma mineradora constitua equipamentos próprios, a mina Zaldívar, no meio do Deserto do Atacama, no Chile, tem encontrado vantagens em possuir seus guindastes.

São oito guindastes todo terreno da marca Grove, operando desde 1995 na mina projetada para permanecer mais 15 anos em operação. A céu aberto, ela fica na maior cordilheira continental do mundo, um dos lugares mais secos da Terra, onde chove muito raramente e mudanças bruscas de temperatura, tempestades de areia e ventos fortes são comuns.

Equipamentos operados em tais altitudes enfrentam condições mais duras e requerem manutenção especializada, e com mais frequência do que em altitudes mais baixas. Assim mesmo, os guindastes têm trabalhado incansavelmente todos estes anos, instalando torres, movendo contêineres, transportando peças elétricas, e realizando uma variedade de outros trabalhos na mina ajudando até mesmo a construir as próprias instalações da Zaldívar, como galpões de processamento, cafeteria para funcionários, centro médico e oficina de veículos, tudo isso graças à equipe de engenheiros e mecânicos dirigida a manutenção de veículos, da oficina de reparação e manutenção da própria mina.

O primeiro equipamento a chegar à mina foi um Grove RT855B de 50 toneladas de capacidade que provou ser capaz de resistir ao ambiente exigente da mina. Ainda plenamente operacional, o equipamento recentemente recebeu cuidados de rotina das mãos dos especialistas. Ao longo dos anos, conforme o trabalho foi aumentando, se acrescentou mais sete guindastes, também Grove de várias capacidades. A mais recente adição, um modelo RT765E-2, foi fabricado na planta da Manitowoc em Passo Fundo, Brasil.

Somos uma das poucas mineradoras que ainda têm um guindaste com 20 anos de uso em bom estado,” disse Juan Olivares Cortes, especialista em motores a diesel da Zaldívar. “Todo equipamento tem um ciclo de vida muito exigente no ambiente de mineração. Precisamos de guindastes bem construídos, confiáveis, e que consigam resistir à geografia e ao ritmo de um lugar como este, algo que não é para qualquer máquina.”

Proprietários de guindastes Grove no Chile também podem contar com as picapes de serviço da Manitowoc Crane Care, uma das quais está localizada em Antofagasta. Lançadas em meados de 2014, as picapes prestam assistência diretamente onde são chamadas, mesmo em locais remotos. Os veículos são equipados com um guindaste de serviço com capacidade de elevação de 1.4 toneladas, sistema completo de lubrificação, e compressores de ar de 200 psi.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL