Guindaste de 2.000 toneladas monta a primeira instalação combinada de energia eólica e aquicultura do mundo
27 November 2023
Um guindaste sobre esteiras XGC28000 da XCMG Machinery concluiu as operações de elevação no que se acredita ser a primeira instalação combinada de energia eólica offshore e pesca em alto mar – ou aquicultura – do mundo.
Um guindaste sobre esteiras XGC28000 da XCMG Machinery concluiu as operações de elevação no que se acredita ser a primeira instalação combinada de energia eólica offshore e pesca em alto mar – ou aquicultura – do mundo.
Um guindaste sobre esteiras XGC28000 da XCMG Machinery na China concluiu as operações de elevação naquela que é considerada a primeira instalação combinada de energia eólica offshore e pesca em alto mar – ou aquicultura – do mundo.
Desenvolvido pelo Longyuan Power Group com componentes de geração de energia do Shanghai Electric Wind Power Group, a instalação flutuante fica na costa da Ilha Nanri de Putian, na província de Fujian, China.
A instalação de energia eólica e aquicultura offshore compreende uma plataforma semi-submersível, na qual estão instalados uma turbina eólica de 4 MW e vários módulos fotovoltaicos leves.
A turbina eólica e os módulos fotovoltaicos estão situados em torno de uma zona de aquicultura hexagonal no meio da plataforma. Composta por várias jaulas de aquicultura, a zona permitirá a criação de peixe e produtos do mar, ao mesmo tempo que produz energia limpa.
Devido à grande largura da plataforma flutuante, a instalação da turbina foi descrita pelo fabricante de guindastes XCMG como um desafio. O guindaste sobre esteiras escolhido precisava fornecer “altura e capacidade de elevação excelentes sob um grande raio de operação”.
Altura e capacidade em raio longo
Um rastreador de lança treliçada XGC28000 foi escolhido para a tarefa. Sua capacidade de elevação de 2.000 toneladas e uma lança principal adaptada de 126 metros foram usadas pela primeira vez para posicionar as seções tubulares da torre da turbina eólica de 226 toneladas e 102 toneladas.
O guindaste foi então usado para montar a nacele de 193 toneladas da plataforma, em um raio de operação de 42 metros, antes de içar com precisão as três pás da turbina para o cais da plataforma.
Dalian Xinxiang, gerente de projeto da empreiteira de construção para a instalação de energia híbrida, disse: “O sistema de superelevação do contrapeso do guindaste sobre esteiras de 2.000 toneladas da XCMG tem sido muito útil neste projeto; o transporte também foi conveniente e nos ajudou a economizar tempo e custos.”
De acordo com o promotor do projecto, a instalação produzirá cerca de 16 milhões de quilowatts-hora de energia todos os anos – o equivalente ao consumo anual de electricidade de mais de 6.000 famílias.
Yang Dongsheng, CEO da XCMG, disse: “A XCMG está comprometida em construir um futuro mais verde para as gerações futuras. Esperamos colaborar com mais parceiros em toda a indústria e promover conjuntamente as práticas e aplicações inovadoras de energia alternativa”.