Guindaste de 2.000 toneladas monta a primeira instalação combinada de energia eólica e aquicultura do mundo

Um guindaste sobre esteiras XGC28000 da XCMG Machinery concluiu as operações de elevação no que se acredita ser a primeira instalação combinada de energia eólica offshore e pesca em alto mar – ou aquicultura – do mundo.

The completed offshore wind power and aquaculture platform in China Um guindaste sobre esteiras XCMG XGC28000 foi usado para colocar a turbina eólica em posição. (Foto: XCMG)

Um guindaste sobre esteiras XGC28000 da XCMG Machinery concluiu as operações de elevação no que se acredita ser a primeira instalação combinada de energia eólica offshore e pesca em alto mar – ou aquicultura – do mundo.

Um guindaste sobre esteiras XGC28000 da XCMG Machinery na China concluiu as operações de elevação naquela que é considerada a primeira instalação combinada de energia eólica offshore e pesca em alto mar – ou aquicultura – do mundo.

Desenvolvido pelo Longyuan Power Group com componentes de geração de energia do Shanghai Electric Wind Power Group, a instalação flutuante fica na costa da Ilha Nanri de Putian, na província de Fujian, China.

A instalação de energia eólica e aquicultura offshore compreende uma plataforma semi-submersível, na qual estão instalados uma turbina eólica de 4 MW e vários módulos fotovoltaicos leves.

A turbina eólica e os módulos fotovoltaicos estão situados em torno de uma zona de aquicultura hexagonal no meio da plataforma. Composta por várias jaulas de aquicultura, a zona permitirá a criação de peixe e produtos do mar, ao mesmo tempo que produz energia limpa.

Devido à grande largura da plataforma flutuante, a instalação da turbina foi descrita pelo fabricante de guindastes XCMG como um desafio. O guindaste sobre esteiras escolhido precisava fornecer “altura e capacidade de elevação excelentes sob um grande raio de operação”.

Altura e capacidade em raio longo

Um rastreador de lança treliçada XGC28000 foi escolhido para a tarefa. Sua capacidade de elevação de 2.000 toneladas e uma lança principal adaptada de 126 metros foram usadas pela primeira vez para posicionar as seções tubulares da torre da turbina eólica de 226 toneladas e 102 toneladas.

O guindaste foi então usado para montar a nacele de 193 toneladas da plataforma, em um raio de operação de 42 metros, antes de içar com precisão as três pás da turbina para o cais da plataforma.

Dalian Xinxiang, gerente de projeto da empreiteira de construção para a instalação de energia híbrida, disse: “O sistema de superelevação do contrapeso do guindaste sobre esteiras de 2.000 toneladas da XCMG tem sido muito útil neste projeto; o transporte também foi conveniente e nos ajudou a economizar tempo e custos.”

De acordo com o promotor do projecto, a instalação produzirá cerca de 16 milhões de quilowatts-hora de energia todos os anos – o equivalente ao consumo anual de electricidade de mais de 6.000 famílias.

Yang Dongsheng, CEO da XCMG, disse: “A XCMG está comprometida em construir um futuro mais verde para as gerações futuras. Esperamos colaborar com mais parceiros em toda a indústria e promover conjuntamente as práticas e aplicações inovadoras de energia alternativa”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL