Guatemala já tem sua primeira casa impressa em 3D
17 October 2023
Impressão 3D na construção chega à América Latina.
A Progreso, especialista na indústria de cimento na América Central e do Sul, inaugurou o primeiro edifício impresso em 3D na Guatemala, isto através de seu acelerador corporativo Progreso X. Este marco foi alcançado em colaboração com o grupo dinamarquês 3DCP utilizando a impressora 3D BOD2 de construção COBOD International, a impressora 3D de construção mais vendida no mundo, já amplamente utilizada nos Estados Unidos, Canadá e vários países da América Latina, incluindo o México.
O Projeto tomou medidas bem-sucedidas para validar a viabilidade estrutural da impressão 3D numa região propensa a terremotos. O projeto, que conta com paredes impressas em 3D com 3 metros de altura, foi concluído em apenas 26 horas de impressão durante 7 dias.
Devido ao uso da impressão 3D, a casa apresenta paredes com formas altamente orgânicas que seriam extremamente caras ou mesmo inviáveis para serem completadas com blocos de concreto, material predominante na região.
As paredes de concreto impressas em 3D são complementadas por uma cobertura em folha de palmeira “Rancho”. Esse tipo de telhado é utilizado há gerações na América Latina por ser econômico, proporcionar conforto térmico e ser adequado para regiões sísmicas devido ao material flexível e leve.
“Com imensa satisfação concluímos este projeto único utilizando tecnologia de impressão 3D, que antes parecia distante. O espírito duradouro de inovação da Progreso levou-nos a explorar novos métodos, culminando num edifício concebido de forma colaborativa com um telhado de “rancho” sustentável, garantindo o arrefecimento natural em regiões sísmicas. Esta conquista, que é um testemunho do nosso trabalho em equipe, combina harmoniosamente tecnologia avançada com tradições locais, graças ao apoio inabalável do grupo 3DCP e COBOD”, comentou Plinio Estuardo Herrera, gerente de P&D de Concreto em Progreso.