Guatemala já tem sua primeira casa impressa em 3D

Impressão 3D na construção chega à América Latina.

La primera casa impresa en 3D en Guatemala combina técnicas modernas de construcción con el tradicional techo de hojas de palma Rancho, ideal para condiciones sísmicas..jpg A primeira casa impressa em 3D na Guatemala combina técnicas modernas de construção com o tradicional telhado de folhas de palmeira do Rancho, ideal para condições sísmicas (Foto: Progreso).

A Progreso, especialista na indústria de cimento na América Central e do Sul, inaugurou o primeiro edifício impresso em 3D na Guatemala, isto através de seu acelerador corporativo Progreso X. Este marco foi alcançado em colaboração com o grupo dinamarquês 3DCP utilizando a impressora 3D BOD2 de construção COBOD International, a impressora 3D de construção mais vendida no mundo, já amplamente utilizada nos Estados Unidos, Canadá e vários países da América Latina, incluindo o México.

O Projeto tomou medidas bem-sucedidas para validar a viabilidade estrutural da impressão 3D numa região propensa a terremotos. O projeto, que conta com paredes impressas em 3D com 3 metros de altura, foi concluído em apenas 26 horas de impressão durante 7 dias.

Devido ao uso da impressão 3D, a casa apresenta paredes com formas altamente orgânicas que seriam extremamente caras ou mesmo inviáveis ​​para serem completadas com blocos de concreto, material predominante na região.

La entrada a la primera casa impresa en 3D en Guatemala. A entrada da primeira casa impressa em 3D na Guatemala (Foto: Progreso).

As paredes de concreto impressas em 3D são complementadas por uma cobertura em folha de palmeira “Rancho”. Esse tipo de telhado é utilizado há gerações na América Latina por ser econômico, proporcionar conforto térmico e ser adequado para regiões sísmicas devido ao material flexível e leve.

“Com imensa satisfação concluímos este projeto único utilizando tecnologia de impressão 3D, que antes parecia distante. O espírito duradouro de inovação da Progreso levou-nos a explorar novos métodos, culminando num edifício concebido de forma colaborativa com um telhado de “rancho” sustentável, garantindo o arrefecimento natural em regiões sísmicas. Esta conquista, que é um testemunho do nosso trabalho em equipe, combina harmoniosamente tecnologia avançada com tradições locais, graças ao apoio inabalável do grupo 3DCP e COBOD”, comentou Plinio Estuardo Herrera, gerente de P&D de Concreto em Progreso.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL