Grove GMK5250XL-1 desempenha papel fundamental em complexa desmontagem de usina em Vitória

Grove GMK5250L-1 desempeña un papel clave en el desmantelamiento de una central eléctrica compleja en Vitória Grove GMK5250L-1 desempenha um papel fundamental no desmantelamento de uma usina complexa em Vitória (Foto: Grove).

Após comparar guindastes semelhantes, a Willift Engenharia de Içamentos optou por um Grove GMK5250XL-1 para desmontar uma antiga usina de cal, trabalho que exigiria que estruturas metálicas pesadas permanecessem suspensas enquanto eram cortadas.

Lança de 78 m de comprimento e alta capacidade de carga foram características cruciais na decisão de usar o guindaste; trabalho correu muito bem e o projeto foi concluído dentro do prazo previsto.

Quando Wildson de Jesus, diretor-geral da Willift Engenharia de Içamentos, recebeu a tarefa de planejar o içamento de estruturas metálicas a 40 metros de altura em uma usina em Vitória, Espírito Santo, sua principal preocupação era encontrar o equipamento certo para executar o trabalho de forma segura e eficiente. Jesus sabia que seria uma operação complexa — seria necessário erguer seis silos e suas tampas, com pesos variando entre 20 t e 4t, e algumas estruturas pesadas conectadas a esses silos precisariam ser cortadas durante o processo de desmontagem.

“Simplesmente não havia espaço suficiente para irmos até a parte de trás das estruturas e erguer os silos de lá. Precisávamos de um guindaste de grande capacidade com uma longa lança que pudesse alcançar os silos pela parte da frente e removê-los”, explicou Jesus. “Os guindastes telescópicos que estávamos avaliando tinham um comprimento de lança de apenas 72 m, o que exigiria o uso de uma extensão de lança para aumentar a altura da ponta e atingir um raio de 20 m. Mas não era o ideal, porque precisávamos da capacidade máxima do guindaste com a lança principal para o trabalho, para aumentar a segurança da operação.”

Outra preocupação era que o uso de uma extensão de lança poderia acabar dificultando o trabalho do operador, pois o guindaste teria que segurar partes extremamente pesadas da estrutura dos prédios enquanto eles eram cortados dos silos, a 40 metros de altura. E, por fim, o uso de uma extensão exigiria um tempo extra de montagem, o que afetaria o cronograma planejado para a conclusão da obra.

“Quando encontramos o GMK5250XL-1, percebemos que era o único guindaste capaz de realizar esse trabalho com segurança e eficiência. É um guindaste de alta capacidade, fácil de manobrar em espaços apertados e, mais importante, sua lança pode ser estendida até 78,5 m, o que seria perfeito para remover os silos”, disse Jesus.

O trabalho de desmonte na mineradora começou em fevereiro do ano passado, com previsão para terminar em setembro. O projeto transcorreu muito bem e foi concluído dentro do prazo previsto.

Grove GMK5250L-1 desempeña un papel clave en el desmantelamiento de una central eléctrica compleja en Vitória (Foto: Grove)

O Grove GMK5250XL-1 usado em Vitória foi o primeiro desse modelo vendido na América Latina. Ele pertence à empresa de elevação e movimentação de carga Sistermi, que comprou o guindaste em 2021. A frota da empresa inclui ainda guindastes Grove para terrenos acidentados e compactos industriais Carrydeck.

“Temos uma parceria com a Manitowoc há muitos anos e sabemos que os guindastes Grove têm a alta tecnologia necessária para executar trabalhos desafiadores com precisão e rapidez”, afirma Roberto Silva, diretor comercial da Sistermi. “Ficamos muito satisfeitos com o excelente resultado que nosso novo GMK5250XL-1 proporcionou a este projeto.”

Um dos guindastes de cinco eixos mais potentes e versáteis do mercado, o GMK5250XL-1 tem a capacidade nominal mais alta — 250 t — e o tempo de configuração mais rápido de sua classe. Sua cabine é inclinável em aproximadamente 20° e oferece uma visão ampla do canteiro de obras. O assento do operador tem suspensão própria e é totalmente ajustável com controles integrados ao apoio de braço. Cada controle foi organizado ergonomicamente para máximo conforto, precisão e eficiência, enquanto todos os movimentos do guindaste são mostrados no display gráfico do Sistema de Controle do Guindaste (CCS, sigla em inglês), idealmente posicionado. O momento de carga e o sistema anti-dois blocos independente com aviso audiovisual e bloqueio da alavanca de controle também ajudam o operador a manter o controle total.

Jesus destacou ainda que o CCS do GMK5250XL-1 foi essencial para realizar o trabalho da maneira mais rápida e eficiente possível, pois forneceu aos operadores todas as informações necessárias para o sucesso de uma operação tão complexa.

“Fiquei muito impressionado com a confiabilidade deste guindaste, respondendo muito bem aos inúmeros desafios que tivemos neste projeto. Ao todo, levantamos e movemos 920 t de peças sem relatos de problemas. Não paramos de trabalhar um só dia”, disse Jesus.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL