Greve paralisa de novo o Canal do Panamá

23 April 2014

ONce again the Panama Canal

ONce again the Panama Canal

As obras de ampliação do Canal do Panamá estão novamente paralisadas, agora por uma greve geral dos trabalhadores da construção do país. O consórcio GUPC, que também paralisou a obra meses atrás por um conflito contratual com a Autoridade do Canal por custos adicionais, confirmou que 100% dos trabalhos foram suspensos.

Os trabalhadores panamenhos da construção exigem da Câmara Panamenha da Construção um programa de reajustes salariais de 20% anuais nos próximos quatro anos. A entidade patronal não aceita a proposta e põe sobre a mesa a proposta de 22% totais divididos nos quatro próximos anos.

O sindicato dos trabalhadores afirma que o setor da construção do país tem faturamento muito alto. Cálculos não oficiais dão conta de que o setor representa 18% do PIB do país.

Obviamente, a paralisação da obra de ampliação do Canal do Panamá alterará ainda mais o cronograma do projeto, que se viu afetado pela crise do início do ano. Naquele momento, o consórcio paralisou as obras após criar um clima de crise com a Autoridade do Canal, exigindo um pagamento extra de US$ 1,6 bilhão por sobre o valor do contrato.

Um acordo envolvendo aportes financeiros de ambas as partes mais um capital aportado pela seguradora conseguiu terminar com a crise e retomar a obra.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL