Governo retoma Minha Casa Minha Vida

By Fausto Oliveira12 September 2019

Mi casa Mi vida minha

Atrasos do governo preocupam construtoras.

O programa Minha Casa Minha Vida aos poucos volta a funcionar. Esta semana, o governo federal anunciou um aporte de R$ 100 milhões para a faixa 1 do programa, que atende famílias com até R$ 1,8 mil de renda mensal.

As faixas 1,5 e 2 receberam autorização para captar financiamentos, mas sem uso de orçamento público, o que certamente levará a que recursos do FGTS sejam usados para financiar os pagamentos a estas faixas. Provavelmente, os novos recursos não signifiquem novas obras, e sim o pagamento de recebíveis atrasados às construtoras que já executaram serviços.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) vem colocando muita pressão sobre o governo federal para que não atrase mais os pagamentos às construtoras que se envolvem com o programa.

“Imaginamos que os pagamentos devem ficar atrasados de 15 a 20 dias, mas a maior preocupação é que de hoje para frente, até o fim de outubro, não há expectativa de novos recebimentos”, diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

martins cbic

“Mais preocupante é o que vem agora”, diz José Carlos Martins.

Desde quando começou em 2009, o Minha Casa Minha Vida tem sido um fator importante de dinamismo para o setor de construção nacional, mas a crise econômica o atingiu muito forte.

Crescimento

Os últimos números da construção no Brasil continuam mostrando uma tímida recuperação. O PIB da construção no segundo trimestre do ano cresceu 1,9% em relação ao trimestre anterior, e 2% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas o acumulado do primeiro semestre continua mostrando queda de 0,1% na comparação interanual.

O setor de obras imobiliárias é o que vem dando algum alento à indústria de construção do país. Além da reativação do Minha Casa Minha Vida, a queda consistente da taxa Selic explica a retomada da construção de edifícios residenciais nas principais cidades do país.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Desafios de gestão e desenvolvimento
O estoque de equipamentos e produtos é um fator crítico em uma operação, e a pandemia tornou tudo mais difícil.
Perú se recupera e mostra sua força
Good news in the construction industry, which reached pre-pandemic levels in April.
Smart.con e a revolução da indústria
Evento reuniu referências em inovação e tecnologia na construção civil para debater tendências e melhores práticas para o setor
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL