Governo rejeita plano de apoio à construção

12 May 2015

obra construcao genérica

obra construcao genérica

Um plano para injetar cerca de R$ 40 bilhões no setor imobiliário brasileiro mediante liberação do depósito compulsório da poupança, que poderia contribuir para reativar a construção no Brasil, foi rejeitado pelas autoridades econômicas do governo.

O plano previa a liberação deste valor, que é parte da retenção compulsória legal dos bancos privados incidente sobre a caderneta de poupança, em forma de créditos imobiliários. Com o retorno desse capital ao mercado, as vendas de imóveis em construção poderiam subir novamente, e os preços poderiam ser mantidos.

Mas a medida foi considerada inadequada pelo Ministério da Fazenda e pelo próprio Banco Central. Ambas autoridades afirmaram que o plano vai de encontro com o esforço fiscal de ajuste implementado pelo governo, que pretende reequilibrar as contas públicas.

O endividamento público e a consequente inflação, somados às crises de eletricidade e de provimento de água, levaram a uma expectativa de recessão de até 1% do PIB brasileiro em 2015.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL