Governo boliviano destinará US$153 milhões para infraestrutura aeroportuária
30 May 2011
O governo da Bolívia investirá US$153 milhões para a construção de oito aeroportos com o objetivo de integrar as regiões e coadjuvar ao desenvolvimento das áreas onde vão ser instaladas. Assim mostram os dados do Ministério de Obras Públicas, Serviços e Habitação.
Os montantes serão destinados à construção dos aeroportos internacionais de Oruro, Chimoré (Cochabamba), Alcantarí (Chuquisaca), Cobija (Pando); às obras dos aeroportos de Copacabana (La Paz), Rurrenabaque (Beni), San Ignacio (Santa Cruz), assim como o estudo para os campos de aviação de Camiri e Monteagudo.
De acordo com a projeção do ministério, a construção dos aeródromos de Chimoré, Alcantarí, Cobija, Copacabana e Rurrenabaque terá início este ano. As obras do aeroporto de San Ignacio, os estudos para Camiri e Monteagudo e a entrega da pista de Oruro serão efetivos na próxima gestão.
Cabe destacar que não está envolvido o aeroporto de Uyuni (Potosí), que será inaugurado no final de junho.
"A integração do país por qualquer médio de comunicação - diga-se: aeroporto, estrada, ferrovia, ou via fluvial - significa desenvolvimento", afirmou o vice-ministro Marañon.
O transporte aéreo nacional de passageiros cresceu em média 15% nos últimos cinco anos na Bolívia, crescimento que está ligado a melhora da economia, a democratização do serviço e a injeção de capitais, principalmente, estatais no setor.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

