Gigacon: planejando a elevação perfeita

Gigacon A Gigacon tem mais de quatro décadas de experiência no setor de construção e elevação (Foto: Gigacon).

A Gigacon, com mais de quatro décadas de experiência na indústria de construção e elevação, consolidou-se como uma figura chave no mercado colombiano. Especializada no aluguer e venda de gruas, a empresa já conseguiu içar mais de 60.000 toneladas, em mais de 7.000 elevações na história da empresa, e colaborando na montagem das maiores gruas de torre do país, através dos seus diversos executados projetos, destacando seu compromisso com a excelência e segurança.

Representantes exclusivos da Comansa na Colômbia, a Gigacon possui uma frota de cerca de 60 guindastes de torre e cerca de 15 guindastes móveis, com máquinas Potain e Grove, além da espanhola. Essa diversidade de equipes permite à empresa enfrentar grandes projetos com eficiência e versatilidade. Isto deu-lhes a oportunidade de participar em alguns dos maiores projectos de infraestruturas a nível nacional.

Durante a pandemia, a empresa iniciou sua imersão em treinamentos e utilização de softwares de planejamento. Inicialmente, eles experimentaram o CompuCrane , mas há dois anos decidiram dar um passo adiante, licenciando o 3D Lift Plan da A1A Software.

Transformação digital

A Gigacon, atualmente imersa no projeto do Metrô de Bogotá, aplicou sua experiência e capacidade técnica na instalação de pátios de oficinas e estações chave. A escolha de usar o software 3D Lift Plan da A1A provou ser crucial para enfrentar os desafios apresentados pelo terreno colombiano, conhecido por sua complexidade.

“Na Colômbia enfrentamos solos complexos e conhecer mais detalhadamente o terreno e os equipamentos permite um melhor planejamento. A adoção desta tecnologia permitiu à Gigacon antecipar possíveis obstáculos e otimizar suas operações”, comenta Gabriel Cañón. de capacidade das gruas móveis, face à concorrência nacional, e poder destacar-se e liderar no mercado.

Por sua vez, Leonardo Salazar destaca a robustez do ambiente de trabalho e a elevada precisão do software, que também oferece a possibilidade de incorporar imagens de satélite e elementos específicos do ambiente de uma obra. Esta capacidade fornece amplo suporte e planejamento detalhado, permitindo à Gigacon antecipar cenários e otimizar cada elevação.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção
Profissionalismo e segurança

A empresa demonstrou um compromisso claro em treinar seus operadores no uso eficaz do software. Segundo Salazar, a aproximação dos colaboradores com a área de informática tem gerado resultados muito positivos. A familiaridade dos operadores com o ambiente de trabalho do 3D Lift Plan fortaleceu a confiabilidade com os clientes e contribuiu para uma execução mais precisa e eficiente dos projetos.

Gigacon Durante a pandemia, a empresa iniciou sua imersão em treinamento e uso de software de planejamento (Foto: Gigacon).

O compromisso da Gigacon se reflete na constante preparação e capacitação de sua equipe de profissionais, formada por engenheiros, técnicos e pessoal de campo. Segundo Cañón e Salazar, a execução de todas as atividades é realizada com o maior profissionalismo, cumprindo as mais rigorosas normas técnicas e de segurança. E é um trabalho contínuo. No início deste ano, os dois executivos visitaram a escola A1A Software na Flórida, Estados Unidos, para continuar aprendendo sobre as capacidades do software da empresa e permanecer na vanguarda do setor na Colômbia.

A empresa também adquiriu um simulador com o qual busca melhorar o funcionamento de operadores especializados. O equipamento, que permite exercícios de simulação de gruas de torre, pontes rolantes e gruas móveis, “é uma ferramenta de formação fundamental para operadores em formação e pessoas indiretamente relacionadas com o equipamento, como supervisores, professores e pessoal da construção”, afirma Salazar.

Por fim, o executivo destaca que a empresa levou os treinamentos para a academia. “Realizamos treinamentos de simulação de elevação em semanas tecnológicas na Universidade Distrital e na Universidade Santo Tomas para estudantes de engenharia mecânica e engenharia civil nos últimos semestres. Eles demonstraram muito interesse e conseguem executar exercícios de média complexidade com rapidez”, comenta.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL