Geocelulas: Um reforço ecológico confiável

São muitos os desafíos enfrentados para estabilizar solos brasileiros. Cita-se por exemplo, o alto custo no uso de materiais granulares de alta qualidade para construção de estradas.

Mas uma nova tecnologia segura e comprovada em mais de 10.000 projetos ao redor do mundo, chegou ao Brasil e vêm trazendo um novo patamar no que se refere à estabilização de solo.

O cerne que tange a novidade seria a possibilidade de pavimentar estradas melhores com menos recursos e tempo.

La nueva tecnología permitiría pavimentar mejores caminos con menos recursos y tiempo. (Foto: Neoloy Geocells) A nova tecnologia permitiria pavimentar melhores estradas com menos recursos e menos tempo (Foto: Neoloy Geocells).

Trata-se de uma nova maneira de melhorar a capacidade de suporte do solo usando solo local. A denominada geocélula atua como a forma do concreto, durante a execução do revestimento, e como um mecanismo de ancoragem para os blocos individuais de concreto contidos na sua estrutura no longo prazo. Sua função principal é formar um complexo com grande rigidez à tração e resistência.

A PRS Geo-Technologies, é uma empresa global de engenharia geotécnica que ajuda a construir um futuro no qual todos os cantos do mundo sejam acessíveis. Combina tecnologia avançada com especialização comprovada em engenharia, com o objetivo de implantar uma solução completa que possa ser aplicada ao suporte de carga, proteção de taludes, retenção de terra e em aterros sanitários.

O núcleo de tecnologia é um sistema de confinamento celular forte e durável para a estabilização do solo, chamado Geocélulas Neoloy. Com as soluções Geocélulas Neoloy, é possível construir melhores estradas em qualquer tipo de solo, até menos nos mais desafiadores e ao mesmo tempo, economizar pelo menos 50% dos custos e do tempo necessário para um projeto.

As geocélulas foram desenvolvidas no fim dos anos 70 pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos para desembarcar equipamentos pesados ​​nas praias arenosas do Vietnã.

As primeiras geocélulas foram feitas de papelão, tecido, alumínio e, às vezes, de plástico. De lá pra cá, com estudos aplicados, houve o surgimento de tecnologias avançadas de polímeros, a PRS empreendeu em um extenso programa de P&D com especialistas e instituições de geotecnologia de renome mundial para elaborar uma Inovadora Liga de Polímero ou Novel Polymer Alloy (NPA), a qual decidimos chamar de Neoloy.

El sistema también permite una reducción global de CO2 de forma altamente eficiente y económica. (Foto: Neoloy Geocells) O sistema também permite uma redução geral de CO2 de forma altamente eficiente e econômica (Foto: Neoloy Geocells).

Conhecidas como “Tough Cells” (células resistentes), as Geocélulas Neoloy proporcionam propriedades superiores de engenharia, tais como alta rigidez elástica, resistência à deformação plástica (creep) e alta resistência à tração, tornando-as adequadas para suportar cargas, uso intenso e por um longo período de uso.

Em um tempo onde suatentabilidade é tão importante, o Neoloy se tornou uma das tecnologias mais promissoras do seculo XXI para redução global de CO2 de forma altamente eficiente e economica, demonstrando que o uso da tecnologia aplicada permite mudar o paradigma costrutivo, levando-o para um mais eficiente sob todos os pontos de vista.

Nos Estados Unidos, um case de sucesso veio da região nordeste do país.

“PRS Neoloy...foi selecionado devido a sua altíssima resistência à tração e resistência a longo prazo à deformação plástica e elástica (resistência à fluência) sob forte carga dinâmica... PRS Neoloy Tough-Cells provou ser eficaz na redução da degradação mostrando uma redução no ciclo de surfaçamento (manutenção) na ordem de 7 vezes”, alegou o Prof. Alan Zarembski, Diretor do Programa de Engenharia e Segurança Ferroviária da Universidade de Delaware.

No México, um aeroporto foi construído sobre um Pântano

Mario Evaristo, CEO, Ancora Ingenieria, México afirmou: “Antes da implementação do PRS-Neoloy Tough-Cells, a plataforma aeroportuária tinha assentamentos de 1-2 cm mensalmente. Hoje, após 4 anos desde que implementamos a solução PRS, nossas medidas recentes mostraram um assentamento zero”!

No Canadá, o engenheiro principal, Dr. Sanat Pokharel, da Stratum Logics ratifica: “Temos utilizado o Neoloy Tough-Cells há mais de 15 anos em nossas soluções de projeto devido a seus parâmetros superiores de engenharia... Do ponto de vista da engenharia civil profissional, recomendo fortemente o uso do Neoloy Tough-Cells para projetos de melhoria do solo e reforço de estradas”.

Composição

La zona 3D de confinamiento de la celda reduce el movimiento lateral de las partículas del suelo. (Foto: Neoloy Geocells) A zona de confinamento 3D da célula reduz o movimento lateral das partículas do solo (Foto: Neoloy Geocells).

Solução se baseia na utilização de terras marginais e de materiais reciclados e usa menos asfalto, menos agregado e utilizará a terra localmente disponível para preenchimento estrutural, ou seja, altamente sustentável.

Com projetos implantados em 80 países ao redor do mundo, destaca-se ainda que produto tem uma maior eficácia e segurança no tratamento de solos desvalidos, e pode fortalecer e estabilizar melhor várias fundações pobres.

Um sistema de estabilização mêcanica tridimensional é uma estrutura em formato de favo de mel criada pela interação 3D do solo, paredes celulares e geometria. O sistema de confinamento celular Tough-Cells mantém a compactação do solo, aumentando assim a resistência estrutural da camada de preenchimento e pavimento.

Os principais mecanismos de reforço do Neoloy são confinamento celular lateral e vertical, efeito de viga e distribuição de carga melhorada. Quando o solo confinado dentro do Neoloy é submetido a carregamento, isso causa tensões laterais nas paredes da célula. A zona 3D de confinamento celular reduz o movimento lateral das partículas do solo, enquanto o carregamento vertical no preenchimento contido resulta em alta tensão lateral e resistência na interface célula-solo.

O colchão de alta resistência criado pelo Neoloy Tough Cells, atua como uma viga flexível, o que reduz o estresse e o assentamento. Além disso, o confinamento celular aumenta os valores do módulo de elasticidade de materiais de preenchimento granular, particularmente preenchimento marginal, como solos granulares finos e materiais reciclados.

Um resumo pode ser explicado da seguinte forma:

Custos

* Redução de custo de construção 10%-50%

* Redução de tempo 20%-50%

* Redução na manutenção até 85%

Desempenho

* Maior resistência estrutural

* Aumento da vida útil do projeto

* Redução da espessura do pavimento

Meio Ambiente

* Uso de material local como enchimento

* Redução das emissões de CO2 durante a construção – até 40%

A PRS alega que continua avançando o desenvolvimento das propriedades de engenharia do Neoloy Tough Cells, sendo assim reconhecida por padrões e diretrizes nacionais e internacionais renomadas como diretrizes Holandezas SBRCURnet (CROW), e o mais recente reconhecimento pela ISO e ASTM o qual abrangem aplicativos de geocélulas, mecanismos de suporte e princípios de design; e enfatizam a importância dos atributos do material da geocélula - e sua influência nos fatores de reforço de longo prazo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL