Ganhando com resíduos
By Juliana De Andrade05 November 2015
A construção civil é um dos setores que mais gera escombros, resíduos que podem prejudicar as gerações futuras e, como consequência, o crescimento econômico mundial. Ainda que já se vislumbrem soluções para quase todos os problemas relacionados com a sustentabilidade, ainda não é assim no caso dos resíduos. O assunto se discute de maneira abundante em muitas conferências internacionais.
É notória a importância de uma gestão desse fator nas operações, e por isso se criam cada vez mais normas regionais e mundiais a respeito. Mas, ainda que o tema seja controverso, pouca gente sabe que uma gestão consciente pode gerar economias e visibilidade aos projetos.
O mercado já conta com máquinas e inteligência para garantir esse processo, abrangendo desde recicladores de concreto até várias opções de reaproveitamento de escombros.
A CLA conversou com a coordenadora de relações institucionais e governamentais do Green Building Council no Brasil, Maíra Macedo, para conhecer um pouco mais sobre esse tema e as boas práticas que se podem aplicar, que não são somente possíveis, mas também podem se tornar uma eficiente ferramenta de marketing, por meio da certificação promovida pela entidade.
O que você pode nos contar sobre a gestão de resíduos na América Latina?
Algumas das melhores práticas para a redução de escombros incluem o desenvolvimento de uma política de gestão de resíduos na construção mediante a descrição dos procedimentos e objetivos para a reutilização. Esta política deve especificar uma taxa de reutilização de destino para o empreiteiro em geral.
Uma estratégia é a implementação de um sistema de rastreio para garantir que o empreiteiro possa proporcionar informes sobre o transporte de resíduos e capturar todo o caminho percorrido pelos dejetos. Também se pode realizar uma auditoria do fluxo de resíduos, estabelecendo uma linha de base para a instalação.
Também será necessário desenhar uma área de reciclagem e depois disso identificar oportunidades para aumentá-la. A geração de fertilizantes também é algo que se considere, isso se faz, por exemplo, mediante o desenvolvimento de um programa de compostagem para transformar o lixo em mantilha para os jardins.
Promover a educação dos empregados acerca da reutilização é o mais importante neste processo. Ensiná-los sobre a importância da reciclagem e da redução de resíduos por meio de identificação clara do que é reutilizável, ou de reuniões especiais com esse fim previne possíveis erros. É necessário proporcionar áreas de fácil acesso, além de etiquetar os materiais e fazer uma lista dos que são permitidos.
Quais são as principais vantagens desta prática?
O destino correto de resíduos de construção libera espaços úteis nos aterros, e no âmbito econômico reduz ao mínimo a retirada de matérias primas como pedras e areia, conservando quantidades destes materiais que seguramente farão falta em um futuro próximo.
Como são as normas na América Latina?
No Brasil existe uma série de normas relacionadas com a gestão de resíduos em obras civis. A resolução CONAMA Nº 307 estabelece diretrizes, critérios e procedimentos. Em Curitiba, existe o Plano de Manejo Integrado de Resíduos Sólidos, que está estruturado para cumprir com os princípios da Política de Resíduos Sólidos Nacional, a Política de Saneamento e o Estatuto da Cidade. Em agosto de 2010, se instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da Lei Federal Nº 12.305.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

