Gamesa e Siemens se fusionarão

By Juliana De Andrade11 February 2016

The turbine is loaded off the barge onto Goldhofer trailers

The turbine is loaded off the barge onto Goldhofer trailers

O grupo alemão de engenharia Siemens e a companhia espanhola de energia renovável Gamesa estão nas negociações finais para fundir os ativos em energia eólica.

O acordo poderia criar um gigante da indústria eólica, já que valor de mercado da joint venture é próximo de US$10 bilhões, assim, ultrapassaria a dinamarquesa Vestas para se tornar a maior produtora de equipamentos eólicos do mundo em participação de mercado, presente tanto em mercados maduros como o norte-americano e o europeu, quanto em regiões de rápido crescimento como Índia, México e Brasil.

A Siemens tem domínio no mercado de energia eólica offshore, em que as turbinas são instaladas em alto-mar, mas é relativamente fraca no mercado onshore, por isso, tem lutado para tornar lucrativa sua unidade eólica. Já a Gamesa é forte nos mercados emergentes, principalmente na América Latina, onde se expandiu quando o governo espanhol cortou subsídios a produtores de energia limpa em 2013.

Portanto, um negócio entre as duas poderia ser o último de uma série na indústria de energia eólica. No ano passado outras 4 gigantes do setor anunciaram fusões similares, a alemã do ramo de turbinas Nordex na compra da espanhola Acciona por US$785 milhões, e a GE, quando adquiriu a Alstom.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL