G20 discute Centro Global de Infraestrutura

08 October 2014

G20

G20

A reunião do Fundo Monetário Internacional na capital dos Estados Unidos, esta semana, vai pôr em discussão a criação de um Centro Global de Infraestrutura no âmbito do G20, grupo que reúne 19 países desenvolvidos e em desenvolvimento mais a União Europeia como bloco. A delegação do Brasil é uma das que mais apoiam a proposta junto ao coletivo internacional.

O Centro Global de Infraestrutura seria, de acordo com a proposta criada pela Austrália, uma base de projetos de grandes obras em escala mundial, que poria à disposição de investidores de todo o mundo as informações necessárias para decidir apoiar projetos em determinados lugares. Com isso, se poderia viabilizar mais fluxos de capital para grandes obras civis nos países em desenvolvimento.

Em teoria, facilitada a comparação de projetos, os bancos teriam mais capacidade de voltar a financiar iniciativas que se reverteriam em benefícios concretos para os países, além de aconselhar suas empresas clientes a que participassem de projetos em mercados onde talvez não pensassem estar por falta de informações.

Se for aprovado, o Centro Global de Infraestrutura será o primeiro órgão forma vinculado ao G20, com sede, corpo profissional e verbas próprias. A decisão a respeito de sua criação deverá ser tomada na reunião do bloco em Brisbane, Austrália, em novembro. A ideia tem o apoio dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Reino Unido.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL