Fresadora da Epiroc é solução para rebaixamento do leito do rio Reno

O modelo Epiroc ER 3000 foi escolhido por sua capacidade de trabalho submerso para manter a navegabilidade apesar dos baixos níveis de água. Adicionalmente, foi customizado com um sistema de coleta, filtragem e transporte do material fresado.

Fresadora hidráulica de tambor da Epiroc é solução para rebaixamento do leito do rio Reno Fresadora hidráulica de tambor da Epiroc é solução para rebaixamento do leito do rio Reno. (Foto: Epiroc)

O rio Reno é um curso de água com 1.233 km de comprimento que atravessa a Europa, desaguando no mar do Norte e uma importante rota de transporte fluvial.

A mudança climática que trouxe períodos particularmente longos de altas temperaturas no último verão europeu teve um impacto severo no nível das águas do Reno, comprometendo sua navegabilidade.

Para mitigar o problema, o governo da Alemanha investiu em um projeto de rebaixamento do leito, com o objetivo de assegurar uma profundidade alvo de 2,10 metros removendo substratos com resistências de até 100 MPa.

A obra envolveu desafios importantes e específicos, pois o uso de equipamentos tipicamente comuns a esse tipo de aplicação, tais como rompedores hidráulicos ou jateamento não era viável devido a restrições do local em relação ao nível de vibrações e potencial acúmulo de sedimentos.

Uma solução eficiente e também de baixo impacto ambiental encontrada pela empreiteira responsável foi a utilização de uma fresadora de tambor hidráulica Epiroc ER 3000. Ela não possui componentes que possam ser danificados enquanto estiver submersa em água ao mesmo tempo em que trabalha com grande agilidade, graças ao seu suporte giratório de 360 graus e sistema de troca rápida dos bits.

Além disso, também contou com uma customização especial: em sua parte posterior foi instalada uma caçamba para coleta do material fresado, conectada a um sistema de sucção para transportá-lo até a superfície, passando antes por um sistema de filtragem e separação.

A solução atendeu também às exigências ambientais do projeto utilizando um óleo biológico especial como lubrificante da caixa de engrenagens.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL