França financia construção verde no Peru
13 May 2015
O Fundo Mivivienda do Peru e a Agência Francesa de Desenvolvimento assinaram esta semana um acordo para aportar um financiamento do pais europeu com valor de 120 milhões de Euros para impulsionar a construção das chamadas “moradias verdes” no país.
O capital francês será agregado ao fundo público peruano que recebe postulações da população que deseje adquirir uma residência. O aporte europeu vai se destinar a projetos imobiliários que cumpram com os requisitos de eficiência energética e de consumo e reciclagem de água.
O cálculo do Ministério da Moradia, Construção e Saneamento do Peru é de que cerca de 10 mil moradias verdes serão construídas no país para absorver o financiamento francês. Mas este número pode ser menor caso os projetos se destinem a uma faixa de mercado de maior poder aquisitivo.
Como forma de estimular ainda mais as construções sustentáveis no Peru, o ministério informou que passará a oferecer um Bônus Verde às famílias que adquiram moradias consideradas ambientalmente corretas. O valor será de 4 mil Nuevos Soles (cerca de US$ 1,2 mil), e servirá como apoio financeiro para o pagamento das prestações do contrato de compra.
A expectativa é de que nos próximos 12 meses se distribuam não menos de 10 mil destes bônus, mas isso dependerá do aumento neste tipo de construção no país.