Forno da Indústria Nacional do Cimento do Paraguai não funciona há mais de 75 dias
04 April 2013
O tema já está começando a causar preocupação. O forno de clinquer da Indústria Nacional do Cimento (INC) registra mais de 75 dias sem trabalhar. No início, tinha sido anunciada uma paralização de 45 dias para que sejam feitos trabalhos de manutenção e reparos, mas já passaram mais de 30 dias do tempo previsto e a produção ainda não foi retomada.
A INC enfrenta problemas de negligência e abandono com relação aos trabalhos na usina de Vallemí (Concepción), onde é produzido o principal insumo do cimento, o clinquer, para depois ser levado a Villeta (região Central).
Apesar de que foi registrada uma produção recorde no ano passado, quando foram carregados, por completo, os dois silos de clinquer situados em Vallemí, de 10 mil toneladas cada um, como também um galpão de 10 mil toneladas, todo o resto ficou ao ar livre, perdendo sua qualidade ao pegar umidade. O fato é preocupante também pelo tema da perda econômica que pode ter sido gerada por essa situação.
No ano passado, em agosto, também foi registrada uma paralisação das atividades, que durou apenas oito dias. O motivo, segundo a empresa, foi técnico.