Força da locação

By Cristián Peters04 September 2020

Esta edição da Construção Latino-Americana, como seria de prever, continua imersa na pandemia, crise sanitária que não quer dar o braço a torcer e que, ao contrário, já açoita com novas ondas de surto em países onde se acreditava que os contágios já estariam controlados.

Porém, nesta ocasião é melhor omitir deliberadamente maiores referências à Covid-19 e concentrar no que há de especial na edição, que é o setor de locação.

Comecemos comentando que a CLA realizou seu primeiro webinar: Locação em tempos de Covid-19, que contou com a participação de Gonzalo Díaz, gerente geral do Grupo Ferreyros; PabloLam, diretor geral da SK Rental Group; e Alexandre Forjaz, presidente da ALEC, associação que reúne os locadores de máquinas no Brasil. Nesta edição, você poderá saber um pouco do que foi a conversa, e se quiser ver de novo, o webinar está disponível na seção de vídeos do nosso site.

Especialmente interessantes são os resultados da nova edição do nosso ranking Latam Rental, com as 45 maiores empresas locadoras com atividade na região. Novas entradas e um faturamento combinado de US$ 2,19 bilhões são algumas das novidades desta edição da lista anual.

O faturamento latino-americano se vê tímido quando comparado ao do IRN100, ranking da International Rental News que contabiliza empresas como a United Rentals, que sozinha obtém receitas de US$ 8,3 bilhões. Embora não se possa fazer uma comparação direta entre os negócios de uma região com o mundo, de qualquer maneira é correto afirmar que a locação na América Latina tem ainda um grande caminho a percorrer para se tornar um setor maduro e forte.

Ainda que isso possa parecer paradoxal, talvez a crise do Covid-19 dê um empurrão a este importante setor, já que nestes momentos de incerteza boa parte das empresas estariam sem condições (ou podem preferir evitar) destinar partes consideráveis de seu capital para investir em novos ativos. Nestas condições, o setor de locação de máquinas se tornaria mais do que nunca um apoio primordial.

Para terminar o especial de locação, esta edição conta com uma interessante coluna escrita por George Bähnke, Ayax Ante Lezama e Leandro Bueno, que nela tratam das maneiras e costumes diferentes com que se negocia a locação nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL