FMI eleva projeções de crescimento para a América Latina em 2022

“A economia mundial está passando por uma série de problemas turbulentos. A inflação mais alta em várias décadas, o aperto das condições financeiras na maioria das regiões, a invasão russa da Ucrânia e a persistência da pandemia de Covid-19 têm um impacto significativo nas perspectivas ”, diz o novo relatório Outlook. of the World Economy preparado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Prevê-se que o crescimento global este ano seja de 3,2% (desacelerando de 6% no ano passado) e 2,7% em 2023. Além da fase aguda da pandemia, este é o mais fraco desde 2001, refletindo desacelerações significativas nas principais economias.

A boa notícia para a América Latina é que a região teve um aumento em suas projeções para este ano, passando de uma estimativa de 3% no relatório de julho, para 3,5%, enquanto sua projeção de expansão da produção global ficou inalterada em 3,2%.

A melhora da previsão regional se baseia em “uma atividade mais forte do que o esperado no primeiro semestre de 2022 graças a preços favoráveis ​​de matérias-primas, condições de financiamento externo ainda favoráveis ​​e a normalização das atividades em setores intensivos”, aponta a agência em seu relatório.

América Latina e Caribe 2021 2022 2023
Brasil 4.6 2.8 1.0
México 4.8 2.1 1.2

No entanto, a projeção do FMI para o próximo ano não é tão positiva e foi reduzida em 0,3 pontos percentuais para 1,7%. Globalmente, o número foi reduzido em 0,2 ponto percentual para 2,7%.

Espera-se que o crescimento na região desacelere no final de 2022 e 2023, à medida que o crescimento dos países parceiros enfraquece, as condições financeiras apertam e os preços das commodities caem.

A inflação continua sendo uma preocupação nos mercados desenvolvidos e emergentes na perspectiva do FMI.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL