FIT Concreto adota tecnologias na operação de central

By Fausto Oliveira29 November 2019

FIT CONCRETO

A concreteira do Grupo RCO SITI, que fica na cidade de Tambaú, interior de São Paulo, vem se destacando por propor uma metodologia de trabalho intensiva em tecnologias que permitem reduzir a dependência de mão de obra e aumentar a produtividade.

A FIT Concreto implementou uma série de inovações interessantes para o setor de concreto usinado. Uma delas é que o operador da carregadeira é o gestor da produção. Através de um tablet e da conexão à internet, ele comanda a central de concreto, além de alimentar as caixas de agregado.

O traço do concreto já está pré-definido no sistema da concreteiras, bastando que o operador o selecione no tablet. E o momento de iniciar as bateladas é coordenado com os avisos que lhe chegam por internet, dizendo quando a betoneira voltará ao pátio da central para uma nova carga.

Os restos da carga de concreto que chegam no balão da betoneira são reciclados. A água é reutilizada e os finos que permanecem depois da decantação da água são destinados para a prefeitura municipal, que os utiliza como base para serviços de pavimentação.

A unidade da FIT Concreto em Tamabú quer ser uma concreteira modelo. Está dimensionada para produzir até 2 mil m3 de concreto usinado por mês, embora hoje opere a 50% da capacidade devido ao ritmo ainda lento da construção. Todos os equipamentos são da marca RCO SITI, empresa manufatureira que tem toda uma linha de centrais de concreto e betoneiras.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL